Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

na sede da usina Itaipu, entre o vice - presidente do Naturatins, Melque Aires, o chefe da assessoria jurídica, Hércules Moreira, e a coordenadora de licenciamento ambiental, Ana Maria Franco com o diretor de meio ambiente da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, Pedro Tonelli. Após a reunião a equipe do Naturatins, vistoriará junto com os técnicos de Itaipu a forma de implantação dos tanques - rede, áreas propicias para o desenvolvimento da atividade, área de abrangência, e o desempenho de forma geral do projeto.

"Essa é uma das demandas que teremos com a homologação do plano de uso do Lago, então resolvemos buscar mecanismos para subsidiar a implantação e distribuição dessa a atividade em Lajeado", salienta Melque Aires. "Acreditamos que o desenvolvimento desta atividade possibilitará um aumento considerável na geração de emprego e renda as comunidades do entorno". conclui Aires.

Além de somar informações para agregar, caso seja viável, ao plano de usos múltiplos lago, o Naturatins pretende criar instrumentos jurídicos que normatize a atividade de aqüicultura no reservatório.

As primeiras usinas com formação de lago artificial a implementar essa atividade estão no Ceará (Complexo Castanhão) e Paraná ( Usina Hidrelétrica de Itaipu). Ainda esta em fase de análise a implantação de tanques – rede em Tucuruí e outros reservatórios artificiais.

O plano de uso do Lago da UHE – Lajeado prevê, entre outras atividades, áreas para o desenvolvimento da aqüicultura e pesca em tanques – rede, atividade ainda não regulamentada no estado do Tocantins. Com a aprovação do plano, haverá uma grande expectativa na exploração, principalmente, por parte das comunidades impactadas diretamente com a construção da usina.

Itaipu

Pioneiro na atividade de pesca em tanque rede em reservatório artificial, Itaipu, como e chamado, a maior hidrelétrica do Brasil, possui hoje o parque aqüicola de igual nomenclatura. Foram colocados 52 mil peixes juvenis em 164 tanques-redes, 36 adquiridos pela colônia de pescadores através do PRONAF Pesca, e o restante doados pela Itaipu. A finalidade do programa é auxiliar a colônia de pescadores na produção e comercialização de peixes e ajudar na preservação ambiental.

A instalação do parque foi precedida de uma série de estudos coordenados pela Seap, envolvendo o Ministério do Meio Ambiente, a Agência Nacional de Águas e outros órgãos governamentais, como a Marinha e a Secretaria de Patrimônio da União.

Ascom Naturatins