Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Programa Habitacional Construindo Juntos, realizado em Palmas por meio da parceria da Prefeitura Municipal com a Caixa Econômica Federal, Governo Estadual, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e Indústria de Cimento Portland, receberá, nesta quinta-feira, 04, a liberação de recursos para a construção de mais 100 casas. O evento de assinatura do contrato para liberação da verba acontece às 14h30, na sala Sinhozinho no Espaço Cultural.

As verbas disponibilizadas pela Caixa, na ordem de R$ 1,4 milhão, fazem parte do Programa Crédito Solidário, que é um programa do Governo Federal financiado com recursos do FDS – Fundo de Desenvolvimento Social. O FDS é destinado à viabilização de moradia para as famílias de baixa renda, com renda bruta mensal de até três salários mínimos, organizadas por cooperativas ou associações com fins habitacionais.

Construindo Juntos

Por meio do Construindo Juntos, implantado na quadra 1306 Sul, mais de mil famílias serão beneficiadas com a casa própria, sendo que as 200 primeiras unidades serão entregues ainda em outubro.

A Prefeitura de Palmas participa com a elaboração dos projetos técnicos, além de ter contribuído com os recursos, implantado a infra-estrutura e ser a responsável pelo gerenciamento técnico e administração do Projeto.

Um dos diferenciais do Construindo Juntos, que foi contemplado com o Selo do Mérito – um prêmio concedido pela ABC (Associação Brasileira de Companhias de Habitação), é a forma em que uniu vários parceiros na realização de um empreendimento de habitação popular. O projeto também inova ao aplicar o modelo de auto-gestão, idealizado pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia, que adotou o sistema de construção com mão-de-obra contratada durante a semana e mutirão nos fins de semana, o que barateia o custo das obras.

Ascop