Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Mais que uma aula de cidadania, o Projeto Guardião Escolar mostra que a responsabilidade em preservar o meio ambiente é papel de todos. Durante a última semana, os guardas metropolitanos Herton e Girlene, que atuam como guardiões escolares na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, em Taquaruçu, realizaram palestras com os alunos e mobilizaram a comunidade para um mutirão de limpeza que aconteceu nesta segunda-feira, 8, na nascente do córrego Sumidouro.

Toda a equipe do Guardião Escolar, juntamente com a Guarda Ambiental, alunos do Crispim Pereira e a comunidade de Taquaruçu se unem num único objetivo: limpar e plantar mudas na nascente do córrego Sumidouro. Os dois guardiões elaboraram e estão executando o projeto de preservação do córrego, que abastece o ribeirão Taquarussu.

Cartilha

Durante o ato Cívico que é realizado semanalmente, às segundas-feiras, a Prefeitura de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana – GMP, lançou a Cartilha Guardião Escolar. O evento, que aconteceu no Paço Municipal, contou com a presença do prefeito Raul Filho, do comandante da GMP, tenente-coronel Antônio Joaquim Benvindo, autoridades e alunos da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos. Na oportunidade, os alunos conheceram as instalações do Paço Municipal e receberam presentes, além da cartilha do projeto Guardião Escolar.

A cartilha contém noções básicas de segurança individual e coletiva, orienta também contra o desrespeito aos pais, a violência e influências de pessoas mal intencionadas e o consumo de drogas. O trabalho é uma síntese de todos os temas abordados pelo Guardião Escolar junto aos alunos. Além disso, a cartilha complementa as ações do programa, uma espécie de manual pessoal de segurança e bons conselhos.

O Programa

O Guardião Escolar é um Programa de Segurança Preventiva que tem por principal objetivo contribuir com a segurança nas escolas, transcendendo as ações preventivas primárias de Segurança Pública, além de buscar a integração dos atores envolvidos no processo educacional do município. Este programa é desenvolvido pela Guarda Metropolitana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Além da presença contínua e permanente, o Guardião Escolar desenvolve várias ações, como palestras, rodas de conversas, projetos de integração com a escola e a comunidade, visitas às famílias dos alunos, passeios e caminhadas ecológicas.

Todas essas ações são desenvolvidas em parceria com a coordenação pedagógica de cada escola, respeitando e observando a necessidade e disponibilidade da comunidade escolar. Atualmente, o programa está presente nas escolas Antônio Carlos Jobim; Beatriz Rodrigues; Benedita Galvão; Crispim Pereira Alencar; Luiz Gonzaga; Maria Júlia; Mestre Pacífico Siqueira Campos; Pastor Paulo Leivas Macalão e Santa Bárbara.

Ascop