Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Eu tenho consertado as chatices do Windows por tantos anos que já nem me lembro mais quantos foram. Usuários descuidados e apressados (como eu) trazem frequentemente problemas para o PC. Tenho aqui uma notícia boa: Quatro truques simples podem ajudar a manter seu PC em ordem, apesar de "todos nossos esforços" para prejudicá-lo.

Fique virtual

Eu experimento muitos mais utilitários gratuitos e programas estranhos do que deveria. Infelizmente, muitos destes programas colocam alguns lixos no meu computador. Então eu uso o PC Virtual 2007 da Microsoft para rodar uma outra sessão do Windows dentro do sistema.

Esta "segunda versão" de Windows (chamado de máquina virtual) carrega e se parece como qualquer outro aplicativo; imagine uma janela com o Windows nela. Se parece, age, e deixa de funcionar (naturalmente) como o Windows. Mas se algo começar a dar problemas em uma sua sessão virtual, você pode apenas deletar e reinstalar o PC Virtual (é um arquivo).

Updates em dia

Um PC armado com os mais recentes updates para Windows, e para suas aplicações, é menos suscetível de sofrer com bugs de segurança e problemas relacionados. Eu uso o Secunia Software Inspector um serviço gratuito na web que faz uma varredura no meu PC e examina dúzias de programas – incluindo o Windows e outros aplicativos da Microsoft - buscando updates. Relata então as atualizações instaladas ou em falta, e permite saber onde encontrá-los.

Tenha hábito de fazer backup

Eu sei que você já ouviu isso, mas a coisa mais esperta que você pode fazer é backup com freqüência. Não fique nervoso. Não é tão complicado. Uma opção interessante são os serviços online. Para cópias locais, vale considerar o fato que, apesar de backups feitos em drives internos serem mais rápidos, um drive externo com intertace USB é uma opção recomendável. Se o seu micro pifar, os dados estarão a salvo.

Deletar pastas em C:Windows

Um leitor me mandou a seguinte pergunta: Tenho 82 pastas $NtUninstall na minha pasta C:Windows. Se meu sistema está operando normalmente e eu não quero desinstalar nenhuma atualização do Windows, é seguro eu deletar essas pastas?

Existe uma maneira organizada de remover esses itens desnecessários. Acesse a ferramenta gratuita XP Remove Hotfix Backup . É um dos programas mais seguros para se deletar essas pastas e suas entradas, e de salvar e manter aquilo que você possa precisar um dia (o programa mantém itens principais como Explorer, Outlook, etc). Porém, para que você possa selecionar o que quer deletar, o programa cobra um valor de U$ 5 (disponível apenas para os EUA).

PC World