Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Manoel Queiroz (PT) participou, na manhã desta quarta-feira, dia 24, no Palácio Araguaia, do lançamento da Oficina Técnica de Saneamento: Ações do PAC Funasa no Tocantins. O parlamentar representou o presidente do Legislativo, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

Em entrevista, Queiroz lembrou a importância do Programa de Aceleração. O PAC irá solucionar, nos municípios beneficiados, os casos de mortalidade infantil e incidência da doença de chagas em muitas localidades do Estado, declarou.

Durante a oficina, técnicos da Funasa e da Sesau vão repassar informações sobre o Programa de Vigilância, Prevenção e Controle da Doença de Chagas para os prefeitos e secretários de saúde dos 39 municípios contemplados com recursos do PAC. Eles receberão, ainda, informações sobre elaboração de projetos, formação gerencial, entre outras, para participar do programa.

O coordenador da Funasa no Tocantins, João dos Reis Ribeiro, esclareceu que os municípios têm prazo para apresentar seus projetos e também estar em dia com a prestação de contas públicas. Caso não sejam cumpridas as exigências, a cidade perde a vez e vai para o fim da fila em relação às cidades brasileiras e não apenas às do Tocantins. Nossa preocupação é que nenhum município fique de fora por falta de orientação sem os recursos do programa, frisou Reis.

Participante do evento, o prefeito de Taipas, Joaquim Carlos Azevedo, lembrou que, para os municípios, a elaboração de projetos sempre foi muito difícil, por falta de técnicos. Essa orientação da Funasa é de grande importância, porque dá subsídio, para que os prefeitos possam tomar atitudes e não percam os recursos, declarou.

Entre os municípios contemplados com os recursos do PAC Funasa estão Almas, Ananás, Araguatins, Aurora do Tocantins, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Lizarda, Luzinópolis, Novo Alegre, Novo Jardim, Rio da Conceição, Rio Sono, Taipas e São Félix do Tocantins.

Da redação com informações Dicom Assembléia Legislativa