Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Programa Prefeitura nos Bairros nasceu para aproximar o poder público da população humanizando as ações do governo e já superou as expectativas de seus organizadores. Realizado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Especial de Orçamento Participativo e Programas Especiais, o programa realizou em nove edições 65.795 atendimentos com 41.998 pessoas atendidas em toda a Capital.

Segundo o prefeito, Raul Filho, a ação descentraliza e facilita o acesso do cidadão às informações e aos serviços oferecidos através de um programa de governo e não de uma ação atemporal. Ainda de acordo com o Prefeito os resultados são significativos. As pessoas recebem atendimento rápido, eficaz e voltam para casa satisfeitas, destaca.

O secretário de Orçamento Participativo e Programas Especiais, Donizete Nogueira, destaca a importância da participação popular. O povo participa porque sabe que o atendimento é realizado com carinho. Em Buritirana tivemos um lindo casamento comunitário e com certeza a comunidade nunca esquecerá este momento, explica Nogueira, acrescentando que outro casamento comunitário será realizado na última edição do programa em 2007.

Serviços

Além dos serviços básicos da Prefeitura foram oferecidas em todas edições algumas ações estratégicas, como: consultas e exames laboratoriais, cursos, vacinação contra paralisia infantil; emissão de passe livre para idosos; serviços de saúde bucal; doação de cadeiras de rodas; cadastramento para programas habitacionais; oficinas (teatro, dança, bijuterias), palestras e cadastros para programas do Governo Federal.

Dentre os serviços oferecidos pelos vários parceiros do Programa estão corte de cabelo, emissão de Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, Alistamento Militar, Registro de Nascimento, segunda via de certidões, oficinas de geração de renda, informações sobre benefícios adquiridos junto ao INSS, além de uma programação especial para a garotada.

Eliene Campelo