Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A retirada do Tocantins da Amazônia Legal, área correspondente à bacia amazônica que inclui nove estados brasileiros da região Norte, além do Maranhão e do Mato Grosso, é o tema de um requerimento apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 24, pelo deputado Sandoval Cardoso (PMDB). Na mesma sessão foi lido um ofício de autoria do deputado federal Oswaldo Reis (PMDB-TO) que convida o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), para participar das discussões a respeito da mesma proposta no Congresso Nacional. Gaguim estendeu o convite a todos os parlamentares do Legislativo Tocantinense.

Segundo o deputado Sandoval Cardoso, "fazer parte da Amazônia Legal se tornou um peso para o Tocantins". Ele argumenta que, caso a medida de exclusão seja aprovada, "economicamente, o estado terá uma maior expansão agrícola e, conseqüentemente, maior produção". O parlamentar também alegou que o Código Florestal não considerou a biodiversidade existente. "Foi feita uma delimitação empírica, sem levar em consideração nenhum critério técnico ou de diferenciação de cobertura vegetal e de biomas existentes", explicou.

Para Sandoval, apenas 7% do bioma existente no território tocantinense é similar ao amazônico. Por isso ele considera que "o conceito de Amazônia Legal é político, e não geográfico". O requerimento de autoria de Sandoval Cardoso também foi debatido na reunião da comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia, a qual é presidida por ele.

O deputado Ângelo Agnolin (DEM) discorda de Sandoval quanto a retirada do Tocantins da Amazônia Legal. Agnolin acredita que o assunto deve ser discutido de forma detalhada. "Não é descaracterizar a região como amazônica que trará algum fruto para o Tocantins. Deve-se procurar e explorar outros segmentos como o turismo", afirmou o deputado democrata.

Convite

Ainda hoje, o deputado Marcello Lelis (PV) solicitou que outros parlamentares da Casa, representando as bancadas do governo e da oposição, formem uma comitiva para que juntamente com o presidente Gaguim acompanhem as discussões deste assunto no Congresso. A sugestão foi aceita pelo presidente e a escolha dos representantes ficou a cargo das bancadas parlamentares.

Dicom Assembléia Legislativa