Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Escola Municipal Olga Benário, localizada na 603 Sul, está promovendo durante a Semana da Biblioteca que é comemorada de 23 a 29 de outubro, uma série de atividades culturais com o objetivo de desenvolver nos alunos o hábito da leitura. A culminância das atividades acontecerá no Dia do Livro, comemorado no dia 29 de outubro.

Essas atividades fazem parte do Projeto Tempo de Leitura" coordenado pelas professoras Laurita Maria Pereira e Osmarina Aires que tem como objetivo principal valorizar a leitura na escola, tendo em vista a necessidade de desenvolver a criatividade e o raciocínio crítico da comunidade escolar propiciando seu crescimento intelectual.

Projeto

O projeto "Tempo de Leitura" é desenvolvido em três ações: Leitura semanal, Mala Direta e Corrida da Centopéia. Na Leitura Semanal, durante toda a semana os alunos lêem alguns livros e depois desenvolvem trabalhos a partir das leituras feitas; Na Mala Direta é realizada quinzenalmente, quando durante vinte minutos a escola para suas atividades para que os alunos possam ler algum livro; Já a corrida da centopéia, que segundo as coordenadoras do projeto tem despertado o maior interesse dos alunos, consiste em jogo de leitura onde os alunos durante o bimestre disputam para ver quem consegue ler o maior número de livros. Ao final do bimestre o primeiro colocado de cada turma recebe o certificado de melhor leitor e um livro de presente.

Para Caio Victor Lima de 8 anos, aluno do 2º ano vespertino a experiência tem sido muito boa. "Está muito legal, porque gosto de ler e porque aprendo a ler e a escrever melhor", disse.

Paralelo ao Projeto Tempo de Leitura as professoras desenvolveram também outro projeto denominado "Hora do Conto" com o objetivo de levar os alunos a desenvolver a competência leitora e o interesse pelos mais variados tipos de leitura. A partir das leituras feitas, os alunos caracterizados dos personagens das histórias fazem apresentações para recontá-las aos demais colegas.

Para a professora Laurita Maria Pereira, o projeto tem contribuído para a divulgação da literatura aos estudantes. "Isto tem aberto muito o universo do livro para os alunos" afirmou.

Programação

25/10 - Quinta-feira - Exibição de filmes durante todo o dia para todas as séries.

26/10 – Sexta-feira - Recital de Poesias nas salas de aula com o tema livre

Horário: 10h30 às 11h30

29/10 – Segunda-feira – Leitura Coletiva: Mala do Livro – Projeto Tempo de Leitura

Horário: de 8 às 8h30 e de 14h às 14h30.

 

Iolete Marques