Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Relatório de ocorrências do Hospital Geral de Palmas (HGP), divulgado pela SESAU -– Secretaria de Estado da Saúde - mostra que houve 130 ocorrências com vítimas de arma branca na capital no período entre 01 de junho de 2006 a 29 de junho de 2007.

No mesmo período ocorreram 66 vítimas de arma de fogo e 203 por espancamentos. Estes dados mostram uma média alarmante de uma ocorrência a cada 3 dias na capital.

Segundo a sub-chefe da Assessoria de Comunicação Social da PM, em Palmas, Tenente Carmem Pereira, em 2006 foram apreendidas pela Polícia Militar 1007 armas brancas, uma média de quase 3 por dia. "As abordagens são feitas em pessoas suspeitas em locais suspeitos e muitos alegam que estão com as armas porque são trabalhadores de áreas que as utilizam" informou Carmen.

Com relação a homicídios causados por arma de fogo houve a diminuição em 31% no Estado do Tocantins, é o que mostra levantamento recente realizado pelos Ministérios da Saúde e Justiça. Só no ano de 2006 a PM realizou 65 apreensões de arma de fogo e efetuou 494 prisões por porte ilegal de arma em todo o Estado.

"É comprovação de acerto no trabalho preventivo da Polícia Militar do Tocantins, que vem atuando rigorosamente no sentido de retirar este tipo de armamento das mãos dos populares". A observação é da sub-chefe da Assessoria de Comunicação Social da PM que explica que o rigor neste tipo de operação policial continuará sendo mantido, pois, este é o caminho da paz social. ""Se depender da PM, pode estar certo que vamos fazer este índice cair bem mais"", afirmou.

 

Umberto Salvador Coelho