Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O presidente da Assembléia Legislativa Tocantinense, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), participa da abertura do Encontro do Colegiado de Presidentes dos Poderes Legislativos Estaduais que acontece no Hotel Aipana Plaza, em Boa Vista, Capital de Roraima, nesta sexta-feira, dia 26.

Representantes de 15 Estados vão discutir, dentre outros temas, a prerrogativa para legislar sobre criação e emancipação de municípios, revisão do pacto federativo e redivisão de tributos entre União e Estado. "O colegiado pretende ampliar a competência legislativa e o fortalecimento dos parlamentos estaduais", afirmou Gaguim.

Os anfitriões do evento são os presidentes do Colegiado, deputado mineiro Alberto Pinto Coelho (PP), e da Assembléia Legislativa de Roraima, deputado Mecias de Jesus (PR), além do governador roraimense, Ottomar Souza Pinto (PSDB). Na programação, consta a apresentação da palestra do sociólogo e diretor do Instituto Nexus, Rodrigo Mendes Ribeiro, que vai abordar a imagem do Poder Legislativo e o projeto "Expresso Cidadania", que é um carro de som equipado com uma urna eletrônica, utilizada para treinar eleitores no interior do Estado.

Ao final da reunião, os presidentes vão assinar a Carta de Roraima, com a pauta de reivindicações debatidas durante o encontro. "Vamos discutir uma série de emendas constitucionais que serão levadas ao Congresso Nacional. Acredito que este encontro seja um sucesso por traçar os caminhos que levam ao desenvolvimento de todas as unidades da federação, consolidando a união dos Poderes Legislativos Estaduais", comentou Gaguim.