Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Brenno Felipe de Lima Alves, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Sagrado Coração de Jesus, localizado em Porto Nacional, a 56 quilômetros de Palmas, foi um dos 50 candidatos selecionados, entre 350 mil alunos do ensino fundamental e médio concorrentes, na X Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A olimpíada, evento de repercussão nacional, é promovida pela Agência Espacial Brasileira e tem como objetivo divulgar novos conhecimentos em Astronomia e Astronáutica, despertar a comunidade estudantil para a pesquisa científica e alertar sobre a questão do aquecimento global.

Mais de 13 mil escolas públicas e privadas de todo o país, realizaram as provas. Segundo o chefe de gabinete da Agência Espacial Brasileira, Luiz Umberto Savastano, além da prova ser um instrumento de formação e informação, existe a interação com a escola, pois todas as instituições que participam recebem certificado, medalhas e kits de material didático com livro, CD, folder e revistas.

Como prêmio, o estudante tocantinense, acompanhado do professor do colégio, Damião Milhomens de Abreu, está participando durante toda esta semana, no Complexo Aeroespacial Brasileiro, em São José dos Campos (SP), da Jornada Espacial, onde palestras, cursos com engenheiros e professores do ITA - Instituto Tecnológico da Aeronática e visitas nos institutos de satélites espaciais do Brasil estão programadas.

Os temas abordados na olimpíada englobaram desde origem da Terra até fases da Lua, Leis de Kepler, estágio de formação das estrelas e buracos negros, sondas espaciais, satélites, foguetes e o programa espacial brasileiro.

Por Milena Botelho

Tags: Estado