Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O historiador Roberto José Ribeiro, popularmente conhecido como Robertão, vai lançar o seu livro "O Lendário Gurupi Aspectos Históricos, Políticos e Sociais do Município de Gurupi, Tocantins ", nesta terça-feira, dia 13, a partir das 20 horas no Centro Cultural Mauro Cunha.

Contendo 360 páginas, o livro, como o subtítulo sugere, aborda vários aspectos do município, em suas três etapas: povoado, distrito e município, e é ricamente  ilustrado, através de cópias de documentos antigos e fotos históricas, resultado de mais de 50 anos de pesquisa e coleta de dados pelo autor.

O prefácio é assinado pelo escritor José Cardeal dos Santos, membro da Academia Tocantinense de Letras. O livro tem o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Fundação Cultural e da Câmara Municipal, da Fundação UNIRG e da Gráfica e Editora Cometa, responsável pela impressão do mesmo.

O Autor

Roberto José Ribeiro nasceu em 22 de março de 1944 no Município de São João do Rio do Peixe, Estado da Paraíba. Mudou-se com seus familiares em 1953 para as matas do Gurupi, hoje, cidade de Gurupi, Tocantins. Estudou em Gurupi, Porto Nacional e Goiânia. Formou-se em Técnico em Contabilidade, professor de Educação Física e de Ensino Médio, diretor e secretário escolar. Exerceu os cargos de: funcionário das Centrais Elétricas de Goiás; representante do Município de Gurupi em Goiânia, Goiás; professor, vice-diretor e diretor do CEM de Gurupi (antigo Colégio Estadual de Gurupi); professor do então Colégio Batista de Gurupi; professor-fundador e diretor da Escola de 1º Grau Nossa Senhora do Carmo, de Aliança do Tocantins; vereador de Gurupi em duas legislaturas; secretário de Educação, superintendente de Finanças e Arrecadação,  diretor Administrativo e Financeiro, assessor de Comunicação e Relações Públicas da Prefeitura Municipal de Gurupi, Tocantins; assessor Político do Gabinete do Governo do Tocantins; e coordenador do Programa Sócio-Educativo Pioneiros Mirins, em Gurupi. Poeta e historiador, lança o seu primeiro livro.