Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Dos 104.901 eleitores convocados pela Justiça Eleitoral para a revisão eleitoral que está sendo realizada em 35 municípios do Tocantins, 40.673 (38,77% do eleitorado a ser revisado) já haviam comparecido para regularizar o seu título de eleitor até a terça-feira (6), segundo levantamento parcial feito pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), encarregada de acompanhar o processo revisional em todo o estado.

Iniciada no último dia 22 de outubro, a revisão eleitoral se estende até o próximo dia 20 de novembro, quando se encerra o prazo para os eleitores convocados regularizarem a sua inscrição eleitoral. O não comparecimento acarretará o cancelamento do título de eleitor. Faltando ainda duas semanas para o seu encerramento, a expectativa da Justiça Eleitoral é de que mais de 80 por cento dos eleitores convocados compareçam à revisão eleitoral.

O atendimento ao eleitor está sendo realizado pelos servidores dos Cartórios Eleitorais em postos de atendimento montados nas sedes dos municípios em local e horário determinados pelo Juiz Eleitoral. Na maioria das localidades que participam da revisão eleitoral, o índice de comparecimento é menor entre os eleitores que residem na zona rural e não dispõem de transporte para se deslocar até a cidade para regularizar o seu título de eleitor.

Realizada pelos próprios Cartórios Eleitorais em cada município, a divulgação da revisão eleitoral está sendo feita através de cartazes afixados em estabelecimentos públicos, como hospitais e escolas, e carros de som contratados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), que disponibilizou ainda no seu site na internet (www.tre-to.gov.br) a relação completa de todos os eleitores convocados para a revisão eleitoral.

Ascom TRE-TO