Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Mais um grupo de estudantes conheceu a Câmara Municipal de Palmas na manhã desta quinta-feira (22/11). Desta vez, foram os alunos do 2º Ano do Centro de Ensino Médio de Taquaralto que, acompanhados por professores, aprenderam, na prática, quais as atribuições de um legislativo municipal.

Recepcionados pelo presidente da Casa, vereador Carlos Braga (PMDB), em seu gabinete, os cerca de 30 jovens tiveram a oportunidade de obter do parlamentar informações sobre as funções que um vereador deve desempenhar para os munícipes e a cidade, bem como sobre a relação entres os poderes que compõem a estrutura política brasileira Legislativo, Executivo e Judiciário.

Sabatinado por um dos jovens sobre ética na política, o parlamentar lembrou que, com a aplicação correta do dinheiro público, muitas ações podem ser desenvolvidas para o bem comum. "Honestidade e trabalho devem ser marcas do caráter de qualquer homem público. Quando você usa o erário de maneira correta e inteligente, o dinheiro rende, disse o vereador, lembrando da modernização e estruturação do Legislativo municipal em sua gestão.

A visita dos alunos é uma iniciativa do professor de filosofia Gumercy Barbosa que, aproveitando das discussões em sala de aula sobre política, resolveu mostrar aos seus alunos alguns órgãos que compõem a administração pública. Nós estamos visitando a Câmara para que os alunos possam adquirir uma visão crítica da realidade e vivenciar na prática o que estão aprendendo, argumentou o professor.

Como é de costume quando alunos visitam o Legislativo municipal, Carlos Braga fez o desafio aos jovens: as melhores redações ou relatórios sobre a visita receberão um prêmio.

Fonte: Dircom/CM Palmas