Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a participação de alunos da Escola Municipal Lenival Correa, acontece nesta sexta-feira, a partir das 8h, o plantio de 500 mudas nativas do cerrado na nascente do Córrego Mutuca, em Gurupi. A ação, que visa a recuperação de áreas degradadas, principalmente nas nascentes dos principais mananciais que cortam a cidade, integra o Projeto Abraçando a Natureza, idealizado pela equipe da Coordenadoria Regional do Naturatins de Gurupi, em parceria com a Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental.

Na oportunidade, técnicos do Naturatins irão ministrar palestra para alertar sobre a necessidade de se preservar as nascentes e as APP’s – Áreas de Preservação Permanente. Também são parceiros da iniciativa o Conselho Municipal de Meio Ambiente, AGD – Agência Gurupiense de Desenvolvimento, Ibama e Ministério Público Estadual.

A coordenadora da Coreg, Adriana Cavenage, informou que este plantio de mudas é o primeiro a ser realizado em seis áreas verdes prioritárias, onde já estão sendo desenvolvidas atividades de educação ambiental pelos agentes do Naturatins e da Cipama. A previsão é que, inicialmente, sejam semeadas 3 mil mudas doadas pela Enerpeixe. Em agosto, os parceiros iniciaram a prática de trilhas com crianças nas áreas verdes citadas anteriormente.

Metas

Em linhas gerais, o Projeto Abraçando a Natureza tem três objetivos principais: estimular a participação da comunidade gurupiense na elaboração e execução do Plano Diretor do Município; valorizar as áreas verdes da cidade; e integrar as instituições e empresas que trabalham na proteção do meio ambiente local.

Secom