Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta sexta-feira, 30, quem for à Feira Coberta da 304 Sul vai poder comprar, além de alimentos e outros produtos que são oferecidos habitualmente, artesanatos e trabalhos manuais confeccionados por mães e educadores dos atendidos pelo Programa Pioneiros Mirins nos 12 núcleos da Capital. O evento, denominado I Feira de Arte e Cultura dos Pioneiros Mirins, é uma iniciativa da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), órgão que coordena o programa estadual no município.

A abertura do evento, às 17h30, contará com a presença do Coral do Núcleo da 407 Norte, cantando músicas natalinas. O término será às 21 horas. Os trabalhos manuais, como bolsas, bordados, tapeçaria, arte em tela, vagonite, pintura em tecidos, confeccionados durante o ano de 2007, estarão à venda e os recursos financeiros arrecadados serão revertidos para os núcleos dos Pioneiros Mirins.

Além da comercialização desses produtos, estarão expostos os trabalhos das crianças e adolescentes do Programa, para que a comunidade palmense tenha a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho que é desenvolvido com os 4000 atendidos pelos Pioneiros Mirins, em Palmas.

Pioneiros Mirins

O Pioneiros Mirins é um programa do Governo estadual, coordenado na capital pela Prefeitura de Palmas, através da SEMAS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Os atendidos, na faixa etária entre 7 e 16 anos, recebem bolsa de R$ 45,00 e devem estar matriculados na rede pública de ensino. O objetivo do programa é proporcionar a interação sócio-educativa de crianças e adolescentes, através do trabalho preventivo para minimizar a situação de risco pessoal e social.

Em Palmas, existem 12 núcleos, localizados na região central (401 Sul), na norte (403, 407, 508 e 603 ) e na sul ( Aurenys I e III, Taquaralto, Taquaruçu, Santa Bárbara, Taquari e Buritirana).

Fonte: Ascop