Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A  Assembléia Legislativa realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 20, uma homenagem histórica. Por iniciativa do presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o Parlamento Tocantinense reuniu os ex-deputados que participaram da Casa desde sua fundação, para a entrega da comenda “Ordem do mérito legislativo”.

Após a composição da Mesa, os presentes ouviram a execução do Hino Nacional pelo coral da Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins (Seduc). Em seguida, foram iniciadas as entregas das comendas aos ex-deputados pelos atuais parlamentares da Casa. A cerimônia contou ainda com apresentação artística do cantor Diomar Naves e discursos de representantes das bancadas de oposição e situação, dos ex-deputados, do governador Marcelo Miranda (PMDB) e do presidente da Assembléia.

Em nome da oposição, o deputado Raimundo Moreira (PSDB) afirmou que a homenagem resgata uma dívida importante com os primeiros legisladores do Estado. Já o deputado Angelo Agnolin (DEM), representando a bancada da situação, enfatizou a contribuição do Parlamento na melhoria de vida da população tocantinense.

O ex-presidente da Casa, Luiz Tolentino, representando os ex-deputados, relembrou os tempos pioneiros em que o Parlamento do Tocantins funcionava em instalações improvisadas. “Vivíamos num período difícil, mas tínhamos muita vontade de construir o Estado”, disse. Já o governador Marcelo Miranda salientou que a experiência e as amizades são seus mais importantes patrimônios acumulados na Assembléia.

Encerrando a cerimônia, o presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim, agradeceu a presença dos homenageados e solicitou sua freqüência ao Parlamento. “Vocês são muito importantes para o Tocantins. Esta casa é de vocês e nós os queremos mais presentes aqui”, disse.

Glauber Barros

Dicom/AL