Palmas

Em Palmas os pacientes com sintomas de dengue estão recebendo nos postos de saúde um cartão de acompanhamento da doença, no qual deve constar os resultados de exames, níveis de plaquetas e dados sobre os sinais vitais. A partir deste histórico, desde o início dos sintomas, o paciente poderá ter prioridade no atendimento e um acompanhamento médico mais específico. Este procedimento atende uma orientação do Ministério da Saúde.

No cartão também contém informações sobre sinais de alerta e a orienta a procura de uma unidade de saúde ao aparecimento de pelo menos um dos sintomas. Por isso cada cidadão com suspeita da doença deve solicitar no posto de saúde o seu cartão de acompanhamento

Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde alertam ainda que o período chuvoso em Palmas está começando, de fato, neste mês e por isso os cuidados para combater a dengue devem ser intensificados, uma vez que o acúmulo de água é propício à proliferação do mosquito Aedes aegypt, transmissor da doença.

Para quem ainda vai sair de férias, antes de viajar é importante vistoriar a casa e o quintal para que não fique nenhum recipiente como sacolas plásticas, brinquedos, vasos de plantas que possam se transformar em depósito de água. Se a viagem for para algum lugar com alto risco de infestação da doença, é recomendado usar repelentes.

Se com toda a vigilância, ainda surgirem os sintomas da dengue, os mais comuns são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas, é aconselhável procurar orientação médica.

Ascop

Por: Redação

Tags: Palmas