Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O IPCA – Indíce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo divulgado na sexta-feira, (11), pelo IBGE, foi de 4,46% e já era esperado pela consultoria Guedes & Pinheiro, que ficasse dentro da meta estipulada pelo governo de 4,50%.

Segundo analise de profissional da consultoria o que preocupa é o aumento do IPCA e de outros índices de inflação, como o IGP-M, em relação aos resultados acumulados em 2006. Estes índices ficaram bem mais altos em 2007 em relação ao ano anterior, por isso, a expectativa para 2008 é de alta na inflação.

A tendência segundo análise é de que o esforço do Banco Central para manter a inflação sob controle será mais difícil este ano do que em 2007. Neste princípio de ano, o BC deverá ficar atento aos resultados dos índices de inflação para verificar se há necessidade ou não de elevar a taxa básica de juros (Selic) a fim de tentar controlar a pressão inflacionária.

A taxa Selic de 11,25% deverá ser mantida neste começo, mas com viés de alta. O aumento da alíquota de IOF e a elevação da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para o setor financeiro podem ajudar o BC no controle da pressão inflacionária, uma vez que o crédito se torna mais caro.

Da redação com informações Agência Estado