Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A 25ª Etapa do Projeto Idéia Fixa acontecerá entre os dias 22 e 29 de janeiro de 2008, em Aliança do Tocantins/TO. A ação será na Fazenda Guadalajara, localizada no município e onde está instalada há 4 anos a Casa da Sopa. O projeto, que é idealizado pela navegadora de Rally, escritora e jornalista, Tânia Mara Carvalho, completou cinco anos em dezembro.

Desde 2004 o Idéia Fixa é parceiro da Casa de Sopa, que é responsável pela educação e orientação de muitas famílias da região. Segundo Tânia o trabalho foi iniciado com crianças e a entidade recebeu livros doados pela Fundação Educar DPascoal em outras etapas e este acompanhamento se faz necessário.

Outro motivo apontado para a realização da etapa é a estiagem que assolou parte do estado e que potencializou a necessidade de alimentos de muitas famílias. Por isto além roupas, calçados, produtos de higiene e limpeza, colchões e livros de histórias infantis doados pela Fundação Educar DPascoal, serão doados alimentos de acordo com a necessidade da Casa da Sopa.

O projeto

Beneficiando pouco mais de 100 mil pessoas de comunidades sertanejas do nordeste e interioranas do estado de São Paulo ao Rio Grande do Sul, o Projeto percorreu 243 mil quilômetros.

Os números apresentados pelo projeto surpreendem, foram entregues nas mãos dos estudantes de 1ª a 8ª séries até o final de 2007 um total de 72.800 livros infantis, doados pela Fundação Educar DPascoal, além de 140 toneladas de outras doações distribuídas entre alimentos, roupas, móveis, produtos de higiene, entre outros.

Só de janeiro a novembro de 2007, 52 mil livros chegaram a 83 escolas e 36.800 alunos, por este Brasil afora. Além de 20 toneladas de diversas doações que foram de alimentos, roupas, móveis até produtos de higiene e calçados.

Pouco mais de 33 mil quilômetros de estradas em 9 estados foram visitados. Temas sobre planejamento familiar com distribuição de preservativos, noções sobre cuidados com animais peçonhentos, incêndios, dengue, melhor utilização da água, reciclagem, cuidados com lixo e higiene bucal foram também alguns dos temas abordados em palestras realizadas nas comunidades.

Da redação com informações Inema.com.br