Cultura

A estréia da Cia. de Arte Popular do Tocantins, no Carnaval Cabassaco 2008, com o espetáculo “O Auto da Buiuna e os Bonecos Gigantes”, recoloca Porto Nacional no circuito das cidades brasileiras que utilizam o poder de mobilização da arte popular, para enriquecer as programações da folia de Momo .

O auto é uma peça de representação histórica. O enredo conta histórias de Porto, suas lendas, mitos e, personalidades que marcaram este lugar.

O espetáculo resgata a Buiuna - cobra gigante - que segundo a lenda, teria a cabeça enterrada debaixo da Catedral e, o rabo, no fundo do Rio Tocantins, hoje lago. A fábula traz a profecia de que se a cobra fosse dali retirada, a cidade inundaria.

Seria o enchimento do lago o cumprimento da profecia e, a derrubada do coreto a representação do desenterro da cobra? Para responder a essa dúvida, só assistindo “O Auto da Buiuna e os Bonecos Gigantes”, no Carnaval Cabassaco 2008.

O Auto da Buiuna foi escrito por Éverton dos Andes em 2000. Esteve em cartaz em Porto Nacional em 2001/2002. O Grupo Multifaces de Gurupi-TO, encenou essa peça adaptada para o teatro, de 2001 a 2006. O Auto já foi premiado pelo Edital Sesi/Fieto em 2001.

A Companhia

A Companhia de Arte Popular do Tocantins surge com a intenção de agregar os diversos setores da cadeia produtiva da cultura de Porto Nacional: teatro, dança, música, artes plásticas, artesanato, capoeira – articulando o poder público, iniciativa privada e Ong’s para gerar emprego, renda, qualificação de mão de obra e, sobretudo, socializando e politizando o debate em torno da cultura e suas perspectivas.

Programação do desfile cultural

1º/02/08 - Sexta Feira

Alvorada Carnavalesca

7h a 9h da manhã

Saída – Em frente MEGA Sup. seguindo Rua Frederico Lemos, Praça do Centenário, Rua Grande (Dr.Francisco Ayres), até Praça da Catedral.

 

02/02/08 –Sábado

Abertura oficial

do carnaval

21h- Saída - Em frente ao Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional (Rua da Cadeia) , passando pela Pça. da Catedral, descendo escadarias,seguindo Av.Beira Rio, até palco do Circuito do Carnaval

23h- Abertura do Carnaval

 

03/02/08 – Domingo

17h - Saída do Desfile

Em frente Museu, seguindo para a Rua Grande (Dr. Francisco Ayres), depois, Rua do Pau D’Óleo, retornando para a Rua Getúlio Vargas, seguindo Av. Beira Rio até Palco do Circuito.

 

Por: redação

Tags: cultura, Porto Nacional