Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Nelson Jr.

Foto: Nelson Jr.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) estima que serão utilizadas 3.366 urnas eletrônicas nas eleições municipais de outubro próximo, quando mais de 888 mil eleitores irão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores dos 139 municípios tocantinenses. Ao todo, serão cerca de 900 locais de votação distribuídos em todo o estado.

Segundo o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística do TRE, Marco Aurélio Giralde, esse número representa um aumento de 8 % em relação às eleições de 2006, quando foram utilizadas 3.117 urnas eletrônicas em todo o estado. "Fizemos a projeção para este ano com base na média de crescimento do número de seções eleitorais registrada nas últimas eleições", explica.

De acordo com ele, as urnas eletrônicas, que ficam arquivadas no almoxarifado do TRE, em Palmas, serão agora submetidas a repetidos testes e cargas na bateria até o próximo mês de agosto, quando começam a ser enviadas às 35 Zonas Eleitorais do estado para as eleições municipais de outubro. "Estamos tomando todas as providências para que as urnas estejam funcionando perfeitamente no dia das eleições", afirma.

Da redação com informações TSE