Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Federal Moisés Avelino apresentou ao plenário da Câmara, o Projeto de Lei 2762/08, que propõe incluir na relação descritiva dos portos marítimos, fluviais e lacustres os portos tocantinenses de Araguacema, Caseara, Couto Magalhães, Pau D'arco e Xambioá.

Avelino argumenta que nessas localidades, a utilização que se faz do Rio é desprovida de infra-estrutura adequada que permita a exploração de todo o seu potencial de forma economicamente viável. Ele lembra que o Governo Federal tem investido para viabilizar a hidrovia Araguaia-Tocantins, tornando navegável praticamente toda a extensão desses rios. A meta principal é reduzir os custos e facilitar a saída dos produtos das regiões Norte e Centro-Oeste para o restante do País.

O parlamentar vê nesta inclusão no Plano Nacional de Viação, a possibilidade de encaminhar recursos da União necessários à implantação da infra-estrutura portuária, viabilizando as operações de embarque e desembarque de mercadorias nestes municípios. E espera estimular a atividade produtiva, proporcionar a elevação dos níveis de desenvolvimento econômico e social e abrir novas oportunidades de trabalho e renda na região.

Da redação com informações Ascom Gabinete Moisés Avelino