Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Estão abertas até o próximo dia 26, na Fundação Cultural de Palmas, as inscrições para oficinas de Dramaturgia e de Interpretação – teatro para atores e não atores. As oficinas são gratuitas e serão ministradas pelo diretor Marcelo Souza, no Centro de Criatividade do Espaço Cultural.

Souza explica que a oficina de dramaturgia faz parte do desenvolvimento de ciclos de estudos sobre dramaturgia envolvendo grandes autores do teatro brasileiro, sendo Nelson Rodrigues, Oduvaldo Viana Filho e Dias Gomes os primeiros a serem estudados.

A cada três meses serão realizados estudos da obra de um grande autor e realizada uma leitura pública de uma de suas peças. Na oficina, além dos estudos teóricos, os participantes poderão "mergulhar no processo de interpretação daquela que for considerada a mais importante obra do autor", afirmou o diretor.

Interpretação

Já a oficina de interpretação é direcionada ao público adulto, ligado ou não a interesses profissionais com o teatro. Na oficina serão percorridas as diferentes fases do desenvolvimento da interpretação teatral, como o uso do espaço, do corpo, da voz, análise de texto, criação do personagem e aspectos fundamentais da carpintaria teatral.

As oficinas são destinadas a artistas ligados às artes cênicas, vídeo, cinema e televisão, professores, jornalistas e público em geral. As inscrições podem ser feitas no Espaço Cultural, no período de 11 a 26 de março, das 14h às 21h.

São disponibilizadas 20 vagas em cada oficina, sendo que a seleção, caso haja mais inscritos que o número de vagas, ocorrerá através de currículo com prioridade para artistas, profissionais e professores de arte e jornalistas.

Cronograma

Interpretação - início em 27 de março, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Dramaturgia - primeiro ciclo com início em 26 de março e término em junho. Aulas todas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h.

 

Fonte: Ascop

Tags: cultura