Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Bárbara Vasconcelos

Foto: Bárbara Vasconcelos

O programa Quintal Verde vem sendo intensificado, a cada ano, pelo governo do Estado, por meio do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, na busca pela promoção da melhoria do padrão alimentar das famílias tocantinenses, sejam rurais ou urbanas. Esse ano as novidades ficam por conta da introdução de novos cultivos, no programa, com o plantio de espécies frutíferas (melancia, maracujá e mamão) e de grãos, a exemplo do milho verde e feijão de vargem.

Outra boa nova do Quintal Verde é a introdução da adubação orgânica. A proposta, segundo o gerente de Olericultura do Ruraltins, Valdivino Fraga, é a de evitar o uso de produtos químicos nas hortas e plantações.

De acordo com Fraga, a ampliação do programa se dá no sentido de beneficiar um número maior de pessoas, cerca de 100 mil. Os contemplados são agricultores familiares, famílias carentes das zonas urbana e rural, estudantes da rede pública municipal e estadual, associações de produtores rurais.

O programa ainda prevê a implantação de hortas em comunidades indígenas e quilombolas, somando um total de 22 mil e 600 hortas. Ainda segundo Fraga, o lançamento do programa está previsto para acontecer no final do mês de maio quando haverá a distribuição gratuita de sementes, adubos e outros insumos.

 

Da redação com informações da Secom

Tags: campo