Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), já tem definido as dez empresas finalistas do ciclo 2007.

Serão premiadas nesta quarta-feira (12/03), às 19h30, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, as melhores empresas nas categorias de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócios. As finalistas de 2007 são: Pizzaria Dom Vergílio, Brasil Price Consultoria, Churrascaria Portal do Sul, Comercial Eldorado, Hotel Castelo, Colégio Dom Bosco, Farmácia Triunfo, Móveis Sul, Olímpio Mascarenhas dos Reis e Auto Peças União.

A solenidade de entrega do Prêmio e Lançamento do Ciclo 2008 será conduzida pelo conferencista Carlos Hilsdorf, autor do sucesso editorial “Atitudes Vencedoras”, apontado pela Revista Veja como uma das cinco melhores obras do gênero.

O superintendente do Sebrae, Paulo Massuia, conta que além do prestígio e da mídia gratuita para quem ganha o primeiro lugar em cada categoria, os vencedores do Prêmio de Competitividade receberão o Relatório de Avaliação, uma análise completa realizada pelos avaliadores que norteará a empresa a crescer cada vez mais e desenvolver processos internos que venham manter ou melhorar os padrões de qualidade e excelência empresarial.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Júnior Marzola, este prêmio é um reconhecimento às empresas que conseguiram aplicar com eficiência conceitos e práticas de gestão. “O prêmio revela as empresas com padrão de excelência na gestão de seu negócio, e não tenho dúvida que com certeza estes vencedores serão referência em todo o mercado tocantinense”, avalia Marzola.

Ao analisar as empresas candidatas, os avaliadores levam em conta o que é importante para o sucesso empresarial. São analisados fatores como a capacidade empreendedora do empresário e a gestão pela qualidade realizada pela empresa. O processo de avaliação do prêmio está dividido em três fases distintas: auto-avaliação, visita dos avaliadores, avaliação da banca de juízes.

O Sebrae conta com parcerias nacionais e regionais. Na esfera nacional os parceiros são a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Petrobras. Regionalmente os parceiros são a Eletronorte, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o 22º Batalhão do Exército.

O Prêmio

O Prêmio foi criado em 26 de outubro de 2004 e realizou seu primeiro ciclo em 2005. Até o momento 439 empresas participaram dos três ciclos, 2004 (57), 2005 (60), 2006 (206) e 2007 (116). O ciclo de 2007, que será entregue no dia 12/03/2008, será marcado pela padronização do Prêmio nacionalmente. O antigo nome Prêmio Expressão Empresarial deu lugar ao Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas que a partir de 2008 será adotado por todos os Estados, objetivando assim um reconhecimento em todo país.

Com o intuito de facilitar o acesso dos empresários a modelos gerenciais avançados, o prêmio permite a melhoria da qualidade, da produtividade e da performance de processos, produtos e serviços. O prêmio que é uma referência como um instrumento de avaliação alinhado ao Modelo de Excelência em Gestão da FNQ (Fundação Nacional da qualidade), tem sensibilizado as empresas para a importância da melhoria da gestão.

Fonte: Ascom Sebrae

Tags: Economia