Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Banda Chilepe do Chinelo faz show nesta quarta-feira, 26, no Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. O show, que acontece a partir das 20 horas, vai marcar o lançamento da pedra fundamental do Complexo Poliesportivo e de Lazer Ayrton Senna

O evento acontece na área que circunda o Ginásio Ayrton Senna, local onde será construída a obra, e contará com a presença do prefeito Raul Filho, do secretário Municipal de Juventude e Esportes, Mauro Mota, do secretário de Infra-estrutura, Jânio Washington, e outras autoridades estaduais e municipais.

O Complexo Poliesportivo e de Lazer Ayrton Senna oferecerá espaços para a prática de modalidades esportivas menos acessíveis à comunidade, como natação, tênis, bicicross e ginástica, além dos esportes mais usuais, como futebol society, futsal, voleibol, vôlei de areia, basquetebol, handebol e cooper.

Planejado para ser um ponto de referência de Palmas, o Complexo contará com campo de futebol society, piscina olímpica com arquibancada coberta, pista de cooper, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de bicicross, salas de ginástica, quadras de vôlei de areia, além de jardins, praça de alimentação com quiosque, amplo estacionamento, espaço para shows, playground, caixas eletrônicos, duchas, praça de convivência e outros atrativos.

Quem for prestigiar o lançamento da obra vai poder curtir o dois pra lá, dois pra cá, do forró pé de serra mais “arroxado” do momento. No repertório sucessos do CD Xote Belo, lançado em junho do ano passado, como Recadinho, Xote Belo e Se tu Quiser, além de nomes consagrados do baião, xote, xaxado e coco de roda como Luiz Gonzaga e Flávio José. O DVD foi gravado na ocasião do lançamento do DVD da Banda e teve a participação do Trio Forrózão.

Integrantes

Juliano Primavera - Vocalista: natural de Abaíra-BA, começou sua carreira musical cantando em bandas de axé na Bahia por vários anos. Conheceu Rodrigo e Romeu em uma excursão para Caldas Novas-GO no ano de 2006, onde após uma interação musical resolveram montar o Chilepe do Chinelo no retorno a Palmas.

Rodrigo Ferro – Triângulo e Percussão: maranhense de nascença e pernambucano de coração, desde os 11 anos ficou apaixonado por percussão após tocar em uma fanfarra de sua cidade. Com seu amigo de longa data, Romeu, resolveu arrendar um bar de comidas típicas nordestinas e ao mesmo tempo tocar forró para os amigos nas noites de sextas-feiras.

Nivaldo Bass – Baixo e voz: paraense, de Abel Figueiredo. Aprendeu a tocar sozinho, começou com violão. Como morava na fazenda e gostava muito de ouvir música através do rádio, resolveu comprar um violão. Junto, comprava livrinhos que continham cifras de músicas e foi aprendendo. Com o tempo se aperfeiçoou tocando em bandas.

Romeu Gontijo – Percussão: mineiro de Bom Despacho, nunca havia tocado em um instrumento musical, entretanto, incentivado por Rodrigo, passou a treinar percussão e a se interessar pelo forró pé de serra. Com uma energia invejável em cima do palco é chamado carinhosamente pelos companheiros de “a alegria da banda”.

Acácio Gomes – Violão: tocantinense de Porto Nacional, Cacá, como é mais conhecido entre os amigos, sempre tocou MPB em diversos barzinhos pelas noites palmenses. Conheceu Juliano, Rodrigo e Romeu também na excursão e já na viagem mostrou suas habilidades no violão, o que não demorou para ser convidado a integrar o grupo.

Augusto Barbosa – Sanfona: tocantinense de Cristalândia. Toca sanfona desde os seis anos de idade e sua primeira sanfona foi presente de seu pai, também sanfoneiro. Apaixonado por Luiz Gonzaga, sempre participa cantando nos shows com seu timbre forte e inconfundível de autêntico forrozeiro.

José Cláudio – Cacau – Zabumba: pernambucano de Belo Jardim, Cacau começou a estudar música incentivado pelo irmão, que é sargento músico dos Dragões da Independência, de Brasília (DF). Cacau já tocou na banda da Polícia Militar de Porangatu (GO) e na Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas.

Aldenes Lima