Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Walquerley Ribeiro
  • Walquerley Ribeiro
  • Walquerley Ribeiro

O dia de campo com o tema Integração Lavoura-Pecuária, que aconteceu no último sábado, 29, no Centro de Pesquisas Agrotecnológicas de Palmas, reuniu cerca de 30 produtores rurais da Capital. O evento foi realizado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e demonstrou, na prática, o cultivo de lavouras consorciadas e o processo de silagem de ração bovina.

Para o diretor de Desenvolvimento Rural da Sagri, Roberto Campos, a ação alcançou os objetivos esperados. “Reunimos aqui pessoas que realmente utilizarão as informações repassadas”, enfatizou o diretor, acrescentando que uma das vantagens do sistema apresentado é a adubação orgânica que permanece no solo, mesmo após feita a retirada do milho e da forrageira, deixando o solo pronto para a formação da pastagem.

O sistema de integração proposto no Dia de Campo otimiza o uso do solo com o aumento da produção de grãos em áreas usualmente cultivadas com pastagens e promove o aumento de sua produtividade, em decorrência da sua renovação e da adubação residual da lavoura de grãos.

Os principais objetivos do cultivo demonstrado na unidade são a recuperação e reformação de pastagens degradadas, melhoria das condições físicas e biológicas do solo com pastagem em áreas de lavouras, produção de pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca, redução de custos tanto na atividade agrícola quanto na pecuária, diversificação e estabilização da renda do produtor.

Fonte: Ascop