Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

O Programa Empreendedor Rural (Per) realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o curso com quase 100 produtores em seis cidades do Estado. Nessa segunda-feira, 31, eles receberão certificado de formatura, às 10h no auditório do Sebrae-TO.

O Per iniciou o trabalho de capacitação empresarial com os produtores em setembro de 2007 e até fevereiro desse ano realizou seis turmas, com aproximadamente 15 alunos cada uma, nas cidades de Araguaína, Palmas, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis. O objetivo principal do programa é desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio tocantinense.

As aulas totalizaram 136 horas, dividas em 14 módulos com encontros semanais. Os instrutores tocantinenses, capacitados pelo Senar Nacional, basearam o conteúdo em desenvolvimento humano, gestão do conhecimento e criação e implantação de projetos, abrangendo assuntos como instituições agropecuárias, comportamento, planejamento estratégico, gestão ambiental e estratégias de comercialização.

Os formandos do Per são produtores, trabalhadores e/ou pertencentes a uma família com propriedade rural que esteja desenvolvendo alguma atividade produtiva. Os certificados serão entregues pelo presidente da Faet, Senar-AR/TO e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Júnior Marzola, que vê no Per uma excelente oportunidade para o homem voltado ao agronegócio. “O curso promove o ser humano, contribui para que a vida no campo seja melhorada e ainda desperta para o empreendedorismo. O Senar e Sebrae estão comprometidos com este programa e certamente outras turmas serão formadas com vistas ao desenvolvimento do Tocantins”.

Fonte Ascom Sebrae - TO