Campo

A produção nacional de grãos do período 2007/08 já supera em 17,7% o número do intervalo maior projetado pela Conab no início desta safra, em outubro do ano passado. O resultado do sétimo levantamento divulgado nesta terça-feira, 8, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, é de 140,8 milhões de toneladas*. A quantidade é também superior em 6,8%, quando comparado ao ciclo 2006/07 (131,7 milhões t).

O principal motivo para a manutenção desse recorde está nas boas condições climáticas registradas nos últimos quatro meses e na melhor distribuição das chuvas em todo o país, principalmente no Nordeste. O aumento na produtividade do milho 1ª safra e da soja, impulsionado pelos bons preços no mercado e pelo uso de novas tecnologias, também contribui para esse crescimento.

A soja saiu dos 58,4 milhões t da safra passada para 59,9 milhões t, um aumento de 2,7%. Já o milho segunda safra, que estava em 14,8 milhões t, chega agora a 17,4 milhões t, um acréscimo de 18,1%. O feijão 2ª safra teve crescimento de 39,6%, passando de 996,6 mil t para 1,4 milhão de t. A primeira safra do grão está totalmente colhida e o plantio da 3ª safra começa no final de abril. Também neste mês começa o plantio de trigo. Os primeiros números constarão da próxima pesquisa.

Área - A área total plantada é 1,1% maior, saindo de 46,2 milhões de hectares do ciclo passado para 46,7 milhões ha. Em relação ao arroz, a área diminuiu em todos os estados, exceto no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, onde há incremento de 11,2% (107,2 mil ha) no período. Esse resultado ocorreu principalmente em função da retomada das áreas que deixaram de ser plantadas na safra anterior devido à escassez de chuvas. Já a área de algodão está praticamente definida, totalizando 1 milhão de ha.

O estudo de campo foi feito no período de 10 a 14 de março, com a participação de 39 técnicos que percorreram 350 municípios em todo o país. Eles entrevistaram 1.053 consultores de órgãos dos governos federal, estadual e municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa Conab com informações IBGE

 

Por: redação

Tags: Conab, Safra de Grãos, campo