Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Umberto Salvador Coelho
  • Foto - Umberto Salvador Coelho

A Comissão de Ética e Disciplina do diretório estadual do PMDB se reuniu nesta segunda-feira, 14, para dar parecer sobre denúncia acatada pela direção estadual que informa supostas agressões contra dirigentes estaduais - faixas atacavam o presidente regional do partido, deputado Osvaldo Reis, em Porto Nacional, durante realização de consulta partidária no dia 2 de setembro de 2007.

A comissão decidiu que no dia 22 deste mês de abril, fará nova reunião. Na oportunidade serão ouvidas as testemunhas arroladas no processo disciplinar, tanto da acusação, quanto de Maria Deusalice Vitorino. Deusalice já fez sua defesa por escrito.

Segundo Marcio Eugênio Carvalho, membro titular da Comissão de Ética e Disciplina, após ouvir as testemunhas a comissão convocará o relator para apresentar o relatório definitivo que será submetido à comissão. Só a partir daí o processo estará pronto para ir a julgamento.

Carvalho ainda informou que o diretório estadual não tem nenhuma preferência sobre quem será dirigente do partido em Porto Nacional. “Simplesmente queremos resolver o caso, o presidente (Osvaldo Reis) quer aglutinar o partido no município”, disse. Ele não descartou que se possa fechar um acordo mantendo a atual presidente e ainda disse que a situação no município “é muito ruim e desgastante” e pode prejudicar o processo eleitoral do partido no município este ano.

Representação

A representação na Comissão de Ética e Disciplina que denuncia Deusalice foi feita pelo vereador do partido no município, Osmar Medrado e outros filiados.

Segundo Jasson Quirino, vereador pelo PMDB em Itacajá e 4º suplente da Comissão de Ética e Disciplina, “a presidente está tumultuando o processo democrático do PMDB”. Ele ainda disse que deve ser valorizado quem tem voto “e neste caso o vereador Osmar (Medrado) tem 5 mandatos”. Segundo Quirino uma questão interna do partido foi parar na justiça “porque Deusalice quer o partido pra ela”, arrematou.

Comissão Provisória

O diretório do PMDB de Porto Nacional foi registrado no TRE por força de decisão judicial que acatou um mandado de segurança impetrado por Deusalice. Na época o diretório estadual havia instalado uma Comissão Provisória composta pelos deputados estaduais Sandoval Cardoso, Iderval Silva e Junior Coimbra, para decidir a questão no município e não foi acatada por Deusalice e seus partidários.

Comissão de ética e Disciplina

Presidente – Edson Feliciano da Silva

Vice-presidente – Lidiane Pereira Barros Côvalo

Membro Titular – José da Cunha Nogueira

Membro Titular – Epitácio Brandão

Membro Titular – José Humberto M. Pereira

Membro Titular – Marcio Eugênio Carvalho

Membro Titular – Hercy Aires Filho

1º Suplente – José Alves Rodrigues

2º Suplente – Cláudio Henrique A. De Brito

3º Suplente – Vézio Azevedo Cunha

4º Suplente – Jasson Quirino da Silva

 

Umberto Salvador Coelho