Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Adriana de Jesus- representante da juventude rural Adriana de Jesus- representante da juventude rural
  • Deputado federal Rubens Otoni fala aos jovens
  • pré-candidato Luzemilton Almeida
  • Jovens de Taguatinga, Rocha, Rubens Otoni e Donizeti Nogueira e os membros do diretório municipal

Com a presença do Deputado Federal, Rubens Otoni, do PT de Goiás, do presidente Estadual do PT, Donizeti Nogueira, mais de 100 jovens participaram, no dia 20 de abril, em Taguatinga, do 1º Congresso de Juventude Petista.

Para o deputado federal Rubens Otoni, que participou da abertura dos trabalhos, o congresso de juventude oportunizará o Partido a conhecer melhor a juventude de hoje. Para ele o PT precisa ir até os jovens e dialogar com eles a partir da sua própria realidade.

Otoni também relembrou fatos históricos de sua trajetória política, "eu me filiei ao PT quando tinha apenas 22 anos, e de lá pra cá, nunca deixei de contribuir com a construção do Partido." Relembra Otoni, acrescentando que na década de 80, os jovens petistas viajavam para os municípios, na maioria das vezes sem conhecer ninguém, apenas para distribuir folhetos e conversar com as pessoas sobre o PT.

De acordo com Donizeti Nogueira, os jovens atualmente têm demonstrado desinteresse pela política. Para ele, isso acontece porque vem se cristalizando na sociedade uma imagem negativa dos políticos. "Precisamos trabalhar para incentivar a participação dos jovens na política, mostrar a eles, que existem políticos sérios comprometidos com a solução dos problemas da sociedade, a exemplo do Presidente Lula, que está revolucionando o Brasil," conclui Nogueira.

Para o jovem Luzemilton Almeida, pré-candidato a vereador, o congresso de juventude é uma oportunidade de todos debaterem políticas públicas para a juventude. "Os jovens precisam de emprego e melhores condições de vida. Em Taguatinga, por exemplo, muitos profissionais são de outras cidades. Nossos governantes precisam investir mais na educação, principalmente, no ensino técnico," enfatiza, Almeida.

Adriane de Jesus, representante dos jovens agricultores, também acredita que a educação é a chave para incentivar os jovens a participar da política. De acordo com Jesus, os jovens precisam estar informados e motivados para exercerem seu direito ao voto. Para ela, a escolha dos representantes políticos é fundamental para a transformação dessa realidade. "Precisamos eleger homens e mulheres comprometidos com a comunidade, principalmente com os problemas enfrentados pelos jovens," afirma Jesus.

Para o presidente municipal, Petronílio Rocha, o congresso atingiu o objetivo esperado. As ações propostas pelos jovens serão encaminhadas à instância municipal, e encaminhada ao congresso estadual que acontecerá no dia 17 e 18 de maio em Palmas.

Fonte: Ascom do PT