Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Encerrou na tarde desta segunda-feira, 21, operação “Uso Público, Educação Ambiental e Fiscalização no Jalapão”. Iniciada na sexta-feira, 18, a operação é mais uma das estratégias da Gerência do Parque Estadual do Jalapão, por meio do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, em sensibilizar os visitantes a preservar as belezas naturais da região, promovendo o uso ordenado dos atrativos turísticos.

Durante a operação foram realizadas blitzes educativas, entrega de informativos e orientações sobre a disposição do lixo, prevenção às queimadas, conservação dos mananciais e cuidados com a fauna e flora. Noções de condutas dentro da Unidade de Conservação como velocidade adequada, tração de motores e poluição sonora também foram pontos ressaltados nas abordagens.

“Nos precisamos trabalhar no preventivo, com orientações educativas para que os visitantes tenham um comportamento adequado nos atrativos oferecidos pela região do Jalapão”, ressaltou a gerente do parque, Jailma das Graças Soares.

Em virtude da proximidade com o último feriado, semana Santa, o número de visitantes deste (Tiradentes) foi menor, a operação alcançou mais de 60 pessoas de diversas regiões, como São Paulo, Brasília e Curitiba. Já os principais pontos turísticos visitados foram o Fervedouro, Cachoeira da Formiga, Dunas e Rio Novo. Satisfeitos com as orientações, os visitantes de Curitiba agradeceram as orientações e afirmaram a importância das orientações diante de tantas belezas Naturais existente na mesma região. “Em poucos lugares que já visitamos percebemos essa preocupação em conservar os recursos naturais”, afirmou o visitante, Lauri Matos.

Com previsão para acontecer nos principais períodos de visitação, tais como em feriados e em alta temporada (julho), a ação conta com uma equipe diversificada. Nesta operação a região recebeu uma equipe composta por 15 técnicos do Naturatins e da Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, dentre eles uma turismóloga, duas biólogas, fiscais ambientais e agentes.

A operação contou também com a visita do presidente do órgão Marcelo Falcão Soares, que na oportunidade, reuniu com a gerente e servidores do PEJ para discutirem ações, metas e os resultados da operação.

Fonte: Ascom Naturatins