Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

Um chamamento para que a sociedade entre na luta contra a dengue. Com essa finalidade, foi realizada uma audiência pública em Paraíso do Tocantins, a 62 km de Palmas, região Central do Estado. Estiveram reunidas várias autoridades, entre as quais o governador em exercício Paulo Sidnei. O evento faz parte da Ação Emergencial de Combate à Dengue, organizada pelo governo do Estado e aconteceu no salão paroquial do Colégio São Geraldo, na noite desta segunda-feira, 28.

Paulo Sidnei, que destaca a ação contra a dengue como uma das prioridades de sua agenda no exercício da governadoria, fez um alerta à população. “O Estado resolveu chamar a sociedade porque 90% dos focos estão dentro das residências, então não há ação capaz de resolver esse problema se não houver a participação da sociedade”, disse, acrescentando que com a ação conjunta do poder público, parceiros e sociedade, será possível combater a doença.

Paraíso do Tocantins é o terceiro município a receber a ação, que já passou por Miracema e Miranorte. Na próxima semana deve ser levada aos municípios de Alvorada e Palmeirópolis, adianta o técnico da Gerência de Núcleo de Dengue e Febre Amarela da Secretaria Estadual de Saúde, Whisllay Maciel Bastos, que proferiu palestra na ocasião.

Prioridade

O técnico da Sesau também esclareceu que como medida de prevenção o Estado incluiu mais 15 municípios à lista de 10 cidades em risco de agravamento da doença e que a todos será levada a ação. Também reforçou que a dengue deve ser encarada com cuidado pela população. “È uma doença que preocupa bastante a Secretaria de Saúde porque está aumentando o número de casos e de óbitos e por isso esta ação é no sentido de despertar a população”.

O prefeito de Paraíso do Tocantins, Arnaud de Souza Bezerra, acredita em resultados positivos com a campanha. Para ele, é preciso que exista responsabilidade por parte de todos. “É preciso que haja conscientização, assim conseguiremos”, enfatizou.

Participaram da audiência o promotor do Ministério Público Estadual, Lucídio Bandeira Dourado, o deputado estadual Ângelo Agnolin, a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Ruth Paranaguá, que na ocasião representou o secretário de Saúde, Eugênio Pacceli, que toma posse em Porto Alegre (RS), como vice-presidente da nova diretoria do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde. Também compareceram secretários de Estado e representantes da comunidade local.

Fonte: Secom