Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

 A Prefeitura Municipal de Palmas, por meio das Secretarias Municipais da Educação e Cultura e de Juventude e Esporte, promove nesta terça-feira, 06, às 16h, na Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, a abertura oficial da das Olimpíadas Escolares de Palmas 2008.

A solenidade de abertura da competição, que está em sua 4ª edição, contará com a presença do prefeito municipal Raul Filho, dos secretários municipais da educação e Cultura, Danilo de Melo Souza, e de Juventude e Esporte, Kairo Bernardo de Sousa, dentre outras autoridades, além de cerca de 700 atletas representantes das escolas participantes, profissionais envolvidos e comunidade.

Para abrilhantar ainda mais a festa, haverá uma apresentação artística com os alunos da Escola de Tempo Integral Pe. Josimo Tavares, que irão mostrar a evolução da história das Olimpíadas desde os primeiros jogos em Atenas, na Grécia, até os dias atuais, com a chegada das Olimpíadas de Pequim, na China.

Nesta 4ª edição, estarão participando 51 Unidades Escolares de Palmas, sendo 33 municipais, 9 estaduais e 9 particulares, num total de 2.188 atletas, disputando 18 modalidades: basquetebol, beach soccer, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo, ginástica rítmica, judô, karatê, mini-maratona, natação, regata e canoagem, tênis de mesa, xadrez, corrida de tora e corrida de flecha, além daquelas adaptadas aos portadores de necessidades especiais.

Logo após a solenidade de abertura da competição acontecerão as provas indígenas nas modalidades de corrida de tora e arco e flecha. O encerramento das Olimpíadas está marcado para o dia 17 de maio.

A competição

As Olimpíadas escolares de Palmas é uma promoção da Prefeitura municipal, por meio das secretarias Municipais da Educação e Cultura (Semec) e de Juventude e Esportes (Sejuv), que tem como principais finalidades desenvolver o intercâmbio sócio-desportivo-cultural entre o corpo docente e discente das redes municipal, estadual e particular de ensino de Palmas, valorizar a prática desportiva educacional como estímulo ao trabalho coletivo e proporcionar a identificação de atletas potenciais para a formação de equipes representativas da Capital.

Fonte: Ascop