Palmas

Foto: Divulgação
  • Sadi Cassol, Ana Macharet e Samuel Bonilha - Foto - Walquerley Ribeiro
  • A Citronela tem uma pequena diferença em relação ao capim santo (ou cidreira), com folhagem mais larga

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Semact), fará a distribuição de mudas da planta citronela. A previsão é de repassar um total de 3.000 mudas da planta.

A idéia de difundir o cultivo da planta surgiu da agente de saúde do Ambulatório Evangélico de Palmas, Ana Macharet, que com o apoio dos secretários das respectivas pastas, Samuel Bonilha e Sadi Cassol, poderá colocar em prática a iniciativa e assim contribuir com o combate à dengue na Capital.

A citronela é uma planta aromática e com alto poder repelente, cujas folhas exalam um cheiro capaz de afastar insetos. O poder tem uma razão química: a planta apresenta mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos. Por ser um tipo de capim, a citronela é de fácil multiplicação e não requer grandes cuidados. Os efeitos da citronela podem ser aproveitados no corpo, nos ambientes e no jardim, como repelente ecológico.

 

Fonte: Ascop

Por: Redação

Tags: Citronela, Dengue, Palmas, Semus