Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Cruz foi internado dia 17 março depois de sofrer uma hemorragia no esôfago Cruz foi internado dia 17 março depois de sofrer uma hemorragia no esôfago
  • Cruz ao lado de Alan Barbieiro, reitor da UFT, em uma das últimas aparições públicas no evento de posse do diretório estadual do PT - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Últimas aparições públicas no evento de posse do diretório estadual do PT - Foto - Umberto Salvador Coelho
  • Últimas aparições públicas no evento de posse do diretório estadual do PT - Foto - Umberto Salvador Coelho

Em nota enviada à imprensa o senador João Ribeiro lamenta a morte do prefeito de Gurupi, João Lisboa da Cruz (PR), ocorrida nesta madrugada de terça feira, 06, à 1h30, no Hospital Anis Rassi em Goiânia, depois de quase dois meses na UTI. Cruz foi internado no dia 17 março depois de sofrer uma hemorragia no esôfago, durante viagem à capital goiana.

Para o senador esta é uma perda irreparável, por João Cruz ser um grande amigo e líder. "O Tocantins e Gurupi perdem uma das maiores lideranças de nossa história. Ele deixa muitos amigos e familiares, mas Deus sabe o que faz. De João Cruz nos fica sua perseverança e sua força diante das adversidades. Seu trabalho pelo povo jamais será esquecido e servirá de exemplo para as próximas gerações".

João Cruz, que foi prefeito de Gurupi por três vezes, vice-prefeito, vice-governador, deputado estadual, candidato ao governo do estado, de acordo com o senador João Ribeiro, seria um dos possíveis nomes do Partido da República a concorrer ao governo do estado ou a uma vaga no Senado, nas eleições de 2010.

O corpo do prefeito João Cruz (PR) deve chegar a Gurupi às 13 horas desta terça no aeroporto da cidade. O avião transportando João Cruz, a família e amigos deixou o aeroporto de Goiânia nesta manhã, após as 11 horas.

Perfil de João Cruz

João Lisboa da Cruz nasceu em 10 de agosto de 1949 na cidade de Brejinho de Nazaré situada na margem esquerda do rio Tocantins. Seu pai, Antônio Lisboa da Cruz, conhecido por Antônio Cruz, se instalou em Gurupi no ano de 1956 quando se começava as primeiras construções do que viria a ser Gurupi. Fixou ali o seu comércio que atendia garimpeiros, fazendeiros, retireiros e moradores de uma vasta região. Dona Julia Oliveira Cruz, esposa, comandava a educação dos filhos Zacarias, Vilmar e João Cruz.

João Cruz estudou no Seminário São José dirigido pelo Monsenhor Augusto em Conceição do Araguaia. Prosseguiu seus estudos no Colégio Estadual de Porto Nacional e concluiu o curso de Engenharia Civil na Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro de Uberaba, hoje, UNIUBE. Retorna a Gurupi e casa-se com Goiaciara Tavares Cruz com quem divide as obrigações educacionais dos 4 filhos e de uma neta. Em 1982 ingressa na política e se elege vice-prefeito ao lado de Jacinto Nunes.

Em 1986 se elege deputado estadual pelo ainda estado de Goiás obtendo uma expressiva votação. Em 1988 João Cruz se candidata e é eleito prefeito de Gurupi. Em 1994 se candidatou ao cargo de governador obtendo uma expressiva votação que o firmou como uma das maiores lideranças do estado. Em 1996 se candidata novamente ao cargo de prefeito de Gurupi mas é derrotado. Seus correligionários acusam ainda hoje uma manobra ardilosa orquestrada por políticos que teriam usurpado seu mandato naquele pleito.

Em 1998, já aliado de Siqueira Campos, elege-se vice-governador. Além da vice, assumiu também a Secretaria de Interior e Justiça. Em 1999 João Cruz foi eleito prefeito de Gurupi para o período de 2000 / 2004. Nas eleições de 03 de outubro de 2004, João Cruz foi reeleito prefeito para um mandato de 2005 a 2008.

Na campanha de 2006,quando a União do Tocantins (UT) se dividiu entre Siqueira e Marcelo, João Cruz ficou ao lado de Marcelo e se filiou ao PPS. Entretanto, durante a campanha, rompeu com Marcelo e voltou para a UT.