Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os 35 Cartórios Eleitorais do Tocantins prestaram, entre o dia 1º e o dia 7 de maio, um total de 37.562 atendimentos, entre alistamentos, transferências de domicílio, revisões cadastrais e emissões de segunda via do título de eleitor. A informação consta do sistema ELO da Justiça Eleitoral que registra todas as movimentações ocorridas no Cadastro Eleitoral do estado.

Neste período, os Cartórios Eleitorais, além de funcionarem normalmente nos dias úteis, permaneceram de plantão durante o feriado do dia 1º de maio e no fim semana dos dias 3 e 4 para atender o maior número possível de eleitores tocantinenses, que, como sempre ocorre em anos eleitorais às vésperas do fechamento do Cadastro Eleitoral, acorreram em grande número aos cartórios formando longas filas de espera.

Do total de atendimentos prestados no período, a maior procura foi por transferências de domicílio que totalizaram 20.255 pedidos. Em seguida, vieram os alistamentos que registraram um total de 11.643 novos títulos eleitorais expedidos. Foram realizadas ainda 4.880 alterações cadastrais e emitidas 784 segundas vias do título de eleitor. Em média, foram atendidos 5.366 eleitores por dia em todo o estado durante a última semana antes do encerramento do prazo para regularizar o título eleitoral.

O maior registro de atendimentos no período ocorreu na capital, Palmas, onde foi processado um total de 2.960 transferências de domicílio, emitidos 1.683 novos títulos de eleitor, realizadas 659 revisões cadastrais e expedidas 15 segundas vias do título eleitoral. Os números também foram elevados nas zonas eleitorais com maior número de eleitores como Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Mesmo nas zonas eleitorais com eleitorado menor, foram prestados, em média, pelo menos 500 atendimentos durante a reta final do fechamento do Cadastro Eleitoral.

 

Fonte: Ascom TRE-TO