Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

"O artista é aquele que consegue criar um mundo novo de sensações e significados". Com essa proposta, José Antônio Dutra apresenta sua mais recente produção: a exposição "Mandalas" composta por 20 peças produzidas com os mais variados materiais, na sua maioria recicláveis que haviam perdido sua utilidade original. Além de marcar o retorno do artista, a exposição inaugura também o mais novo espaço para encontros culturais: o Espaço Artes Public, a agência de publicidade da jornalista Zelma Coelho e Marcelo Silva.

Através de colagens com fotografias, retalhos de madeira, aço inox, cerâmica, vidro e outros materiais, Zé Antonio cria suas obras e faz intervenções em trabalhos já prontos. "Faço uma releitura de uma obra já pronta, acrescento novos elementos, dando um novo sentido" explica o artista.

As peças de "Mandalas" reafirmam o capricho e harmonia que já se tornaram marca registrada de José Antônio. Para ele, a criação de mandalas é um processo lento de movimentos meticulosos: "Cores e simetria partem da essência do centro e faz surgir uma grande vibração tanto para quem cria como para quem observa." conta o artista. É por isso que, quando olhamos uma mandala, nossas energias se alteram em vários níveis, estimulando a mente, equilibrando as emoções e atuando em processos físicos, ajudando a reestabelecer sua função plena. Portanto, pode-se dizer que uma mandala é uma fonte de cura.

A arte acompanha José Antônio Dutra desde criança quando entre desenhos de marcianos nos cadernos de escola fez o projeto de um kart, todo detalhado. Considerado autodidata, Dutra é o maior crítico de si mesmo na eterna busca pelo melhor trabalho.

Sobre o artista

José Antônio Dutra é de Manhuaçú, Minas Gerais. Sua carreira começou aos 19 anos ao produzir peças com técnicas de colagem, pintura e mosaicos usando o material que se perdia na gráfica da família. A primeira exposição foi em Timóteo (MG) em 1991. Depois, José Antônio expôs em diversas cidades de Minas Gerais e em 1995, chegou a Palmas (TO). O artista também mostrou seu trabalho no Primeiro Intercâmbio Cultural entre Brasil e Suécia, promovido pela Gaya (Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia). Artista e repórter cinematográfico, José Antônio Dutra também já trabalhou na Rede Manchete, Rede Globo e afiliadas, Comunicatins e DVE Company Produtora.

Exposição Mandalas

Local: Public Propaganda e Marketing (em frente a ana Débora Móveis)

Endereço: Quadra 112 Sul, Rua SR-07, Conjunto 13, Lote 20

Data: 30 de maio, sexta-feira

Horário:19 horas

Tags: cultura, Mandalas