Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A “Operação Uso Público, Educação Ambiental e Fiscalização no Jalapão” promovida pela gerência do PEJ – Parque Estadual do Jalapão, através do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins e em parceria com a Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, já vem dando resultados positivos, como a mudança de comportamento dos visitantes aos atrativos da região. Prova disso foi a resposta das pesquisas realizadas pela equipe durante a operação do feriado prolongado de Corpus Christi, entre os dias 22 a 25, com os turistas e donos dos atrativos.

Segundo os proprietários e/ou responsáveis pelos pontos mais visitados, a realização dos trabalhos de educação ambiental e orientações sobre o uso correto e ordenado dos atrativos, possibilitou uma redução significativa do lixo, além de um maior cuidado, por parte do visitante, na conservação dos atrativos naturais.

Além das orientações oferecidas, as pesquisas foram realizadas no intuito de qualificar os atendimentos da equipe, bem como observar os resultados das ações anteriores. Para o professor da UPIS - União Pioneira de Integração Social de Brasília, Lúcio Carvalho, “a abordagem antecipada evita atitudes erradas do turista, orientando sobre a forma correta, além da presença da equipe inibir ações contra o meio ambiente”, afirmou.

Operação

Durante os quatro dias de atividades as equipes se dividiram em dois grupos, percorrendo os pontos mais visitados pelos turistas, como o Fervedouro, Cachoeira da Velha e da Formiga, Rio Sono e as Dunas.

A equipe, composta por técnicos das coordenadorias de Unidade Conservação, Educação Ambiental e Fiscalização, e agentes da Cipama, mobilizou mais de 200 pessoas que visitavam a região, dentre elas estudantes da UEG – Universidade Estadual de Goiás, de Porangatu, da UPIS, de Brasília, além de turistas da Austrália, Espanha, Argentina; e demais regiões do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia.

Nesta ação foram oferecidas orientações sobre a separação e destinação do lixo produzido, prevenção às queimadas, conservação dos mananciais e cuidados com a fauna e flora, além de noções de condutas dentro da Unidade de Conservação como velocidade adequada, tração de motores e poluição sonora.

Ainda durante a operação, os guarda-parques do PEJ se deslocaram até a cachoeira da Velha, onde foi realizada a limpeza do local e também orientações aos turistas que visitavam a região.

As primeiras ações aconteceram nos feriados da Semana Santa (março) e de Tiradentes (abril), e as outras estão previstas para acontecer nos principais períodos de visitação, tais como feriados prolongados e em alta temporada (julho e dezembro).

 

Fonte: Ascom Naturatins