Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Coordenação de Cultura do SESC Tocantins abre o processo de recebimento e pré-seleção de propostas de espetáculos cênicos para circulação nos projetos nacionais Palco Giratório e SESC Amazônia das Artes para o ano de 2009. As propostas serão recebidas até o dia 18 de julho, às 18 horas, na sede da Fecomércio, na Avenida Teotônio Segurado, Conj. 01 Lote 19 em Palmas.

Os interessados devem encaminhar à Coordenação de Cultura duas cópias do DVD do espetáculo integral, sem edição e sem cortes; o release do grupo; o release do espetáculo; proposta de uma oficina ministrada por um ou mais integrantes do grupo e os dados completos do proponente.

Os critérios avaliados na pré-seleção são: Pesquisa de linguagem e materiais para realização do espetáculo; qualidade artística e viabilidade técnica. As propostas escolhidas na pré-seleção serão encaminhadas para a curadoria do Palco Giratório e a curadoria do SESC Amazônia das Artes para análise e parecer.

Palco Giratório

O Projeto Palco Giratório foi criado pelo Departamento Nacional do SESC em 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A iniciativa se transformou em uma das mais importantes do país, pois proporciona à população o acesso as produções cênicas com qualidade, privilegiando a diversidade, a pesquisa e a experimentação de linguagens. Realizado anualmente entre os meses de abril e dezembro, o Palco Giratório é desenvolvido em forma de gestão compartilhada por 25 Departamentos regionais do SESC (Distrito Federal e 24 estados brasileiros), sob a coordenação do Departamento Nacional. O Encontro da Rede SESC de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas, realizado anualmente para a escolha das 12 propostas que circularão no Palco Giratório, será realizado no Rio de Janeiro, em setembro deste ano.

SESC Amazônia das Artes

Os Departamentos Regionais do SESC que compõem a Amazônia Legal, com o apoio do Departamento Nacional, criaram e desenvolveram o projeto SESC Amazônia das Artes como forma de contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural da região. O projeto promove a circulação e o intercâmbio de espetáculos de teatro e dança, shows musicais e exposições de obras de arte dos estados que pertencem a Amazônia Legal. O SESC Amazônia das Artes representa uma oportunidade de expansão das expressões artísticas desses estados, da ampliação do público e da troca de saberes e fazeres de cada manifestação artística. Este ano o projeto é coordenado pelo SESC Tocantins e serão mais de 70 apresentações e exposições artísticas até dezembro de 2008. O Encontro dos curadores do SESC Amazônia das Artes, formado pelos coordenadores de cultura dos SESC's do Acre, Amapá, Amazônia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, acontecerá em Belém, em agosto deste ano.

Mais informações sobre o processo de recebimento e pré-seleção das propostas, através do e-mail: cenicas.sescto@gmail.com e dos telefones (63) 3219 9152 e 3219 9127

Fonte: Assessoria de imprensa sistema Fecomércio Sesc Senac - TO