Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Câmara Municipal de Palmas aprovou na manhã desta quarta-feira, 9, em sessão extraordinária presidida por Carlos Braga (PMDB), o licenciamento do prefeito Raul Filho (PT) para concorrer à reeleição em outubro.

Em ofício encaminhado à Câmara, Raul Filho argumentou que em decorrência da necessidade de transparência e igualdade de condições na disputa não aceita participar do processo no exercício do cargo e pediu o afastamento de 10 de julho a 10 de outubro.

A votação teve duas abstenções dos vereadores Dr. Sebastião da Silveira (DEM) e vereadora Warner Pires (PR). Silveira disse que o mais sensato seria o prefeito renunciar para concorrer, já que é contra a reeleição participando do cargo. A colocação de Silveira foi prontamente rebatida pelo vereador Juscelino Rodrigues (PRB), que disse a Silveira para pedir a candidata do DEM, deputada federal Nilmar Ruiz, para que renunciasse para dar a oportunidade ao suplente de mostrar seu trabalho em Brasília.

O vereador Ivory de Lira (PT) considerou a atitude do prefeito de pedir licença do cargo para disputar a reeleição em igualdade com os demais candidatos um ato de grandeza.

A maior surpresa da sessão coube à fala da vereadora e 2ª secretária Cirlene Pugliesi que disse que não entende como ruim a atitude do prefeito “passando a prefeitura para um grande líder do PMDB” ela disse que o prefeito fez uma “jogada inteligente” dividindo o PMDB. Segundo ela uma parte do partido estará com Raul.

O vereador Alberto Guimarães Gordo (PT) agradeceu o termo “jogada inteligente” utilizado por Cirlene e durante a sessão também fez uso da palavra na tribuna para criticar a candidata do DEM por entrevista concedida a um jornal local.

Gordo disse que a candidata falou em tirar as crianças da rua, mas durante seus 4 anos de governo não fez isto. Ele ainda disse que a candidata afirmou no referido jornal que irá fazer a campanha do amor a Palmas, mas que durante sua gestão ela abandonou a cidade.

Ivory de Lira (PT) aproveitou a deixa para dizer que Nilmar entregou a cidade com 70% da iluminação pública apagada, 90 dias sem fazer coleta de lixo e ainda entregou a prefeitura com uma dívida de 80 milhões.

Segundo Ivory é um contra-senso a candidata falar em amor a Palmas depois de fazer tudo o que fez. Ele ainda lembrou que a candidata demitiu mais de 4 mil famílias em seu último ano de governo.

Zona Especial

A Câmara também aprovou a criação da Zona Especial de Interesse Social (Zeis) Taquaraçuzinho, ampliando o perímetro urbano do distrito de Taquaruçu, para abrigar cerca de 40 famílias que vivem em situação irregular e precária na região. A Câmara também aprovou projeto do Executivo para criação oficial de 14 escolas, entre elas 12 centros municipais de Educação Infantil.

 

Umberto Salvador Coelho