Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

"Os excelentes índices de cobertura vacinal e o bom desempenho na defesa animal como um todo, se devem ao trabalho que vem sendo desenvolvido e esses carros vão fortalecer ainda mais as ações da Adapec". A fala é do governador do Estado Marcelo Miranda que na manhã desta quarta-feira, dia 06, entregou 40 novos veículos e dois trailer's para a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária. O evento foi realizado na Praça dos Girassóis, em Palmas, Ala Norte do Palácio Araguaia.

Trinta e um automóveis foram adquiridos com recursos oriundos de convênio com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A aquisição dos trailers e dos outros nove veículos foi realizada com verba do Governo do Estado. O investimento visa à garantia dos padrões de sanidade, por meio da racionalização das ações de prevenção e erradicação de doenças como a febre aftosa.

As chaves dos veículos e documentos foram entregues aos delegados regionais da Adapec, que já podem enviar os veículos para os municípios de destino. Os carros serão distribuídos para 22 cidades tocantinenses, entre elas Carmolândia, Filadélfia, Arraias, Xambioá e Taguatinga, além da sede, em Palmas. Já os trailers intensificarão a fiscalização volante da zona tampão do Tocantins, composta por sete municípios que fazem divisa com os estados do Maranhão, Piauí e Bahia. Agora a frota da Adapec conta com 317 veículos, atuando nos 139 municípios tocantinenses.

"De posse desses carros, nossos técnicos irão intensificar as atividades de fiscalização, inspeção e monitoramento, dando respostas cada vez mais rápidas às eventuais ocorrências que possam surgir e penalizando os responsáveis", explicou o presidente da Agência, Humberto Camêlo, lembrando que as condições das estradas rurais nem sempre são boas e os veículos precisam estar adequados para o trabalho de vigilância sanitária.

Mais recursos

Durante a entrega dos carros, também foi assinado um novo convênio com o Mapa no valor de R$ 3.870.953, com contrapartida do Estado de R$ 360.000. Com o recurso, serão adquiridos 41 novos carros, equipamentos de informática e material de expediente, além de custear capacitações aos servidores da defesa sanitária animal.

Camêlo enfatizou ainda, a importância de firmar convênios como estes e lembrou que desde 2006, outros três convênios foram consolidados resultando na compra de 29 veículos, 07 motocicletas, equipamentos de informática e material de escritório, renovando e modernizando a Agência. "Esses investimentos fazem parte do maior pacote de estímulos e incentivos que a sanidade animal de nosso Estado já conheceu", comenta o presidente.

 

Fonte Assessoria de Imprensa Adapec

Tags: Adapec, Mapa, campo