Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Na semana em que é comemorado o Dia dos Pais, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), mostrou-se preocupado com a saúde masculina e solicitou que sejam instituídas a “Semana Estadual da Saúde do Homem” e a “Semana de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata”. O objetivo é educar o homem para cuidar da sua saúde, desenvolvendo o hábito de fazer periodicamente consultas médicas e se submeter a exames de controle. As duas matérias foram aprovadas em sessões extraordinárias, nesta quinta-feira, dia 7.

As duas campanhas de cunho educativo devem ser realizadas anualmente, em todo o Tocantins, na segunda quinzena do mês de agosto. Deve constar na programação, a realização de palestras para esclarecimento do público alvo sobre a importância do exame preventivo e os benefícios do diagnóstico precoce da doença. “O homem precisa de mais conhecimento sobre a importância da prevenção. Um diagnóstico no início de várias doenças pode evitar muitos sofrimentos”, alerta o presidente.

Assim como o câncer de mama nas mulheres, o da próstata é o vilão para saúde masculina. “Temos dados de que o câncer de próstata aumentou explosivamente nos últimos anos. Então o exame periódico é essencial no combate e no tratamento da doença e temos que alertar os homens e diminuir os tabus que ainda existem sobre o tema”, concluiu Carlos Gaguim.

Executivo

Ainda na tarde desta quinta-feira, foram aprovadas duas matérias da Governadoria que tratam sobre a reestrutura administrativa do Executivo.

 

Fonte: Dicom A.L

Tags: Política