Campo

Visando ampliar e consolidar a cadeia produtiva do leite no Estado do Tocantins, o Sebrae e parceiros assinam nesta quarta-feira (20/08) o Acordo de Resultados para execução das ações na Região Norte.

O evento será realizado às 8h no auditório da Fieto em Araguaína. Com a assinatura do Acordo de Resultados, o programa se torna mais sólido e abre ainda a possibilidade para que mais produtores tenham acesso às ações. Para o evento, são esperados cerca de 120 produtores dos municípios de Araguaína, Santa Fé, Augustinópolis, Araguatins, Axixá, Sitio Novo, Nova Olinda, Piraquê e Povoado Novo Horizonte.

O programa é trabalhado no Tocantins desde o final de 2007 e hoje já atende cerca de 60 produtores em todo o Estado. Atualmente 12 unidades demonstrativas do projeto são trabalhadas na região Norte, mas a expectativa é que após a contratualização a metodologia se dissemine ainda mais, consolidando o grande objetivo do programa que busca viabilizar uma maior produção de leite na menor área possível, conseqüentemente, gerando mais lucro para o pequeno produtor.

O projeto 

O projeto tem duração de 4 anos e recebe visitas a cada quatro meses (março, julho e novembro) pelo técnico Clodoveu Nicola Colombo Júnior credenciado no Projeto Balde Cheio pela Embrapa. As visitas são necessárias para o acompanhamento e seleção das propriedades que se tornarão Unidades Demonstrativas, além de ser o responsável pelo monitoramento da execução das ações.

A cada visita, os envolvidos no programa são capacitados nas próprias Unidades Demonstrativas que atuam como sala de aula para demonstração das técnicas. Nestas Unidades os produtores e técnicos têm atividades a serem desenvolvidas a fim de que o projeto possa alcançar os seus objetivos.

O Programa Balde Cheio já chegou a 24 municípios de todas as regiões do Estado do Tocantins. Até o momento foram implantadas 33 Unidades Demonstrativas que estão localizadas nos municípios de Aliança, Aparecida do Rio Negro, Araguaína, Araguacema, Araguaçu, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Bernardo Sayão, Cariri, Colméia, Combinado, Dois Irmãos, Dueré, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miracema, Natividade, Nova Olinda, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Sandolândia e Santa Fé.

Parceiros

Para implantação do Programa Balde Cheio no Norte do Estado o Sebrae conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento por meio do Governo do Estado do Tocantins, Senar, Faet e Ruraltins.

 

Fonte:  Assessoria de Imprensa do Sebrae

Por: Redação

Tags: Balde Cheio, Fieto, Sebrae Tocantins, Senar, campo, faet