Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves População compareceu expontaneamente para ouvir as propostas População compareceu expontaneamente para ouvir as propostas

A Avenida Tocantins, em Taquaralto, presenciou na noite deste sábado, 22, um dos maiores movimentos populares dos últimos tempos em Palmas: mais de oito mil pessoas se uniram para ouvir as propostas de Raul Filho candidato à reeleição.

Na Avenida, o clima era de alegria e confiança, uma verdadeira festa da democracia. No palanque, a emoção de Raul e da Vice, Edna Agnolin, contagiaram a multidão, que com palavras espontâneas de agradecimento, repetiam “Raul de novo, com a força do povo", enquanto bandeiras vermelhas eram agitadas por toda a avenida, palco de grandes momentos políticos e sociais da Região Sul.

A Coligação Força do Povo compareceu em peso ao evento. Todos os presidentes de partidos que apóiam Raul (PT, PDT, PSB, PC do B, PRB, PPS, PHS e PTC); o prefeito em exercício de Palmas, Derval de Paiva; a presidente do PMDB Mulher, Maria Helena Brito Miranda; os deputados estaduais Solange Duailibe (PT) e Eli Borges, presidente do PMDB de Palmas, e de todos os candidatos a vereador pela coligação.

Com um discurso como sempre, de forte viés poético, passando pela análise crítica da política, Derval de Paiva disse que, em toda a sua vida pública, pela primeira vez estava vivenciando um verdadeiro momento de extrema demonstração democrática de apoio a um candidato a prefeito de Palmas. "Não precisamos trazer shows musicais para atrair o povo, muito menos de fazer falsas promessas para enganar a nossa gente. Precisamos, apenas, apresentar tudo que foi realizado por Raul Filho na sua gestão e seu projeto de continuidade. A presença de todos vocês me deixa muito feliz, porque me dá a certeza de que vale a pena continuar trabalhando de forma séria e honesta", discursou o prefeito sob os olhares atentos dos presentes. Derval aproveitou para anunciar, definitivamente, a liberação dos recursos para a continuação das obras do PAC em Palmas, dizendo que: "sem querer, os nossos adversários comprovaram, mais uma vez, a decência e honestidade de Raul Filho".

O que ruim o povo não esquece

Edna iniciou seu pronunciamento dizendo ao prefeito: "Raul, o povo de Palmas gosta mesmo de você e sabe tudo que você construiu nesta cidade, e a grande prova é esse mar de pessoas, que nos afoga de alegria e de coragem para continuar trabalhando para oferecer uma vida melhor para cada um deles e para suas famílias", assegurou seguida de aplausos.

Mas as palavras de Edna tiveram também um tom crítico e desafiador, ao comparar a administração de Raul às passadas: "tem candidato hoje, dizendo que o que é bom a gente não esquece, mas o que é muito ruim a gente também não esquece, e isso eles tentam esconder, dizendo que o povo tem memória curta. Mas nós não vamos deixar ninguém esquecer de tudo que aconteceu: das mais de três mil demissões, num ato de extrema vingança; dos carros pipas nas nossas praças e avenidas; do mato que cobria nossas casas; do fracasso da mãe crecheira; do nosso comércio quase falido. A mais nítida imagem daquele tempo eram as placas de ´vende-se´ ou aluga-se`, e isso nosso povo não quer mais", disse ao lado de sua mãe Albertina Maciel.

O melhor para Palmas

"Rever todos vocês, nos dá a certeza de que acertamos na nossa gestão. Vocês são as testemunhas do tanto que trabalhamos para transformar Palmas numa cidade pronta para dar continuidade ao nosso projeto de desenvolvimento econômico social e estrutural de Palmas. Temos o melhor projeto para Palmas, basta ver a transformação na educação; a implantação do maior programa habitacional da história de Palmas e a valorização no nosso setor produtivo. Tudo isso faz parte de um governo planejado, organizado, executado com responsabilidade, e foi por isso que recebi e tenho o apoio de Lula. Tenho a fé e a confiança de que vamos ganhar estas eleições, mas também sei que, se uma outra pessoa ocupar este lugar, não irá precisar demitir pais de família nem abandonar a cidade", garantiu Raul, em tom sereno, sempre correspondido pelos aplausos e gestos de confiança do povo.

 

Umberto Salvador Coelho

Da redação com informações assessoria de imprensa Força do Povo