Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O domingo, 31, foi movimentado pela busca da realização do sonho da casa própria. Com cantos e palavras de ordem de "Moradia é Direito de Todos", mais de 1 mil pessoas compareceram à Assembléia da Organização Popular de Moradia - OPM.

O objetivo do encontro foi de mais uma vez reivindicar ao Governo do Estado a Abertura Imediata do Loteamento da Praia das Arnos que tem capacidade para abrigar mais de 3.000 famílias. O evento contou com a presença do prefeito Raul Filho e do vereador Rilton que apóiam a luta da OPM desde a criação da organização.

Segundo Antônio Édis, coordenador da OPM, existem muitos lotes vazios e áreas verdes na capital. Na mesma proporção são milhares de famílias de baixa-renda morando de aluguel ou de favor em casa de amigos e parentes. A OPM mantém mais de 3 mil famílias cadastradas e quer combater essa especulação imobiliária em Palmas além de garantir o acesso à moradia digna a todos que precisam, mas não têm casa própria.

O vereador Rilton apresentou requerimento solicitando urgência na implantação do Loteamento da Praia das ARNOS na sessão do dia 01/04/08, o requerimento foi aprovado e aguarda providências do Governo do Estado. Rilton é um apoiador da OPM, já participou de caminhadas, passeatas e até reuniões com superintendente da Caixa, secretários municipais e estaduais e o Prefeito Raul Filho para abertura imediata do Loteamento da Praia das Arnos.

Raul falou em seu discurso sobre o apoio à habitação popular em seu mandato, disse que até dezembro de 2008 serão entregues 5.300 mil casas, e se reeleito, entregará em 4 anos mais 10.000 casas populares, pois conta com a garantia do apoio do Presidente Lula. Raul incentivou que a organização se una e cobre do Governo do Estado a promessa assumida publicamente. O prefeito elogiou ainda o mandato e a luta do vereador Rilton: "Eu vejo o companheiro Rilton um lutador assíduo por esta causa e sem sombra de dúvida, ele é a base desta luta na nossa capital", disse Raul.

Rilton incentivou os membros da OPM a se empenhar pelo Loteamento e colocou-se à disposição. "A nossa capital é a única do Brasil que tem mais de 40.000 lotes vazios, é um absurdo a gente ver tantos lotes vazios e tantas famílias morando de aluguel e de favor. O direito há moradia está garantido em constituição federal, o Lula está nos apoiando e vamos lutar juntos até o final pelo Loteamento da Praia das Arnos e por infra-estrutura e qualidade de vida para todos os moradores", concluiu o vereador.

Fonte: Assessoria de Imprensa Vereador Rilton