Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

Os 40 comerciantes que trabalham no Centro de Comércio Popular da Região Sul, em Taquaralto, e os vendedores ambulantes da área, se reuniram na tarde desta quarta-feira, 3, para agradecer a construção do centro e anunciar apoio ao candidato a prefeito Raul Filho. A obra foi criada para abrigar os vendedores que, antes, trabalhavam em local completamente inadequado, em barracas de lona, sem iluminação e segurança. O centro comercial foi inaugurado em junho de 2007, e pôs fim ao sofrimento dos vendedores do local.

A microempresária Isa Machado lembra do que ela, e os seus vizinhos de comércio, passaram antes da construção do centro: "o que é ruim, a gente não esquece. Nem conto quantas vezes fui para a minha casa a noite, e quando retornava pela manhã, encontrava a lona que cobria nossos produtos completamente rasgada e toda a nossa mercadoria roubada. Hoje, posso garantir que nossa vida mudou muito, para melhor, e devemos tudo isso ao prefeito Raul Filho que está fazendo uma administração maravilhosa para todos", disse a comerciante, que fez questão de levar seus clientes para também ouvir a mensagem do candidato.

A mesma opinião é dividida por José Ribamar Alves, comerciante no local desde o ano de 2000: "aqui, todo mundo vota no Raul porque acredita no que ele diz e no que ele faz, e esse centro é um grande exemplo disso. Eu acho até engraçado uns candidatos que tem a cara de pau de vir pedir voto aqui, sabendo de tudo que Raul fez por nós. Dá até vontade de rir da cara deles", argumentou o senhor Ribamar, emocionado, ao abraçar fortemente Raul Filho.

Pólo de Confecção

Raul Filho, ao visitar todas as lojas do centro, lembrou que a criação desse espaço foi mais uma ação de cidadania e humanização, característica de sua administração: "era desumano ver essas pessoas trabalhando honestamente, mas sem nenhuma estrutura e segurança, e é muito gratificante ver que, hoje, essas famílias tiram seus sustentos daqui e se transformaram em microempresários. Muitos desses comerciantes tiveram, também, créditos aprovados pelo Banco do Povo, para poder incrementar seus negócios e aumentar suas vendas", disse Raul, garantindo que todo o sistema produtivo de Palmas continuará sendo valorizado na sua próxima gestão, inclusive com a criação do Pólo de Confecção de Palmas e o Centro de Comercialização.

Estrutura

O Centro de Comércio Popular de Taquaralto foi construído com recursos do município, na ordem de R$ 600 mil, e tem área total de 318.15 m2. Ao todo são quatro módulos de 104 m2, cada, e dez boxes medindo 10 m2. No local foram construídos jardins, área de circulação com calçadas, mesas de jogos, bloco administrativo com banheiros, além de cobertura em telha plan e fibra de vidro. O local ainda serve de ponto de integração para os usuários do sistema de transporte coletivo daquela localidade, que possui, inclusive, um posto de recarga do passaporte urbano da Seturb.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Força do Povo