Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Alves

O ministro do planejamento Paulo Bernardo disse nesta quarta-feira, 4, durante evento na Cristal Halls que contou com a classe empresarial da cidade, que o motivo de sua vinda a Palmas é meramente eleitoral “viemos aqui fazer campanha, pedir votos para o companheiro Raul (Raul Filho/PT)”.

O ministro falou um pouco da conjuntura econômica que o Brasil vem atravessando e afirmou que Raul é inestimável para o governo Lula para tocar projetos. “Um líder como Raul é uma pessoa inestimável para nós, para tocar os nossos projetos. Quero dizer que as portas continuam abertas para você Raul, para os secretários e para a vice-prefeita Edna (Edna Agnolin/ PDT)”, disse.

Bernardo afirmou que Lula considera a gestão de Raul Filho uma gestão progressista “quero dizer que o presidente Lula gosta muito de você” e completou “eu quero dizer que o candidato do presidente Lula é você Raul”. Fazendo referência a candidatos que não são da base do governo, mas que estão procurando utilizar a imagem de Lula, Bernardo disse: “tem muita gente que, porque o presidente está bem quer aparecer na foto”.

O ministro ainda lembrou que Palmas foi a prefeitura que mais recebeu recursos proporcionalmente “e não é porque Raul é um amigo e sim porque a prefeitura faz muitos bons projetos’, disse.

Derval de Paiva

O prefeito em exercício de Palmas, Derval de Paiva (PMDB), abriu o evento dizendo ao ministro que a chave da cidade estava nas mãos de Bernardo. "Não sou o prefeito, mas estou prefeito e na qualidade de anfitrião lhe passo a chave”, disse.

Derval disse em sua fala que iria ficar pouco, porque teria que sair para trabalhar um pouco mais, para em “muito breve dar boas notícias a Raul”. O peemedebista afirmou que não tem dúvidas que o “peemedebismo está ao lado de Raul” e pediu para o ministro dizer ao presidente Lula que o povo do Tocantins “de canto a canto” tem o maior carinho por ele, “até a medula”, arrematou.

Edna Agnolin

A candidata a vice-prefeita, Edna Agnolin, disse que estava com o coração em festa por receber o ministro. Edna falou sobre o plano de governo de Raul, que pretende implantar um pólo de confecções em Palmas e lembrou que estados como a Bahia e Alagoas serão clientes, “não tenham dúvidas que nós vamos trazê-los para aqui”.

Edna ainda disse que o objetivo dela e Raul é implantar o maior pólo universitário da região norte e convocou os empresários “não quero apenas pedir os votos, mas quero pedir para que vocês sejam nossos generais, pedindo votos para os seus funcionários e amigos”. A vice lembrou que, com a eleição de Raul, os empresários terão uma mão para atendê-los.

Empresários apóiam Raul

Durante o evento o empresário e presidente da Câmara do Dirigentes Lojistas - CDL/Palmas, Silvio cunha, disse que a classe está vendo o futuro chegar muito rápido e sinalizou o apoio: “nós queremos estar mais juntos da administração da cidade em coisas que podem beneficiar principalmente a classe empresarial para gerar mais empregos”, afirmou.

Raul Filho

A fala do candidato Raul Filho, foi um resumo rápido das ações da sua gestão e do que pode ser feito em um eventual segundo mandato. Raul disse que o Tocantins cresce entre 5,5% e 6% ao ano, mais que o Brasil, disse, “isto se dá porque o governo (federal) abriu as torneiras dos recursos para o estado”. Segundo o candidato, todas as obras tocadas no estado são com recursos do governo federal.

Raul afirmou ainda que Palmas se beneficia da mesma forma que o estado, dos recursos do governo federal e que por isto seu crescimento hoje está na média de 8,7% ao ano, “média da China”, lembrou Raul.

O petista afirmou ainda que não existe um único projeto apresentado em Brasília que não tenha sido aprovado, ou que esteja pré-aprovado.

Planejamento

Raul Filho disse durante seu pronunciamento que Palmas hoje é a 2ª cidade em qualidade de vida na região norte e a 13ª no país entre as capitais e que se não tivesse ocorrido uma falta de planejamento no passado fazendo a cidade crescer sem adensamento, ela estaria ainda melhor colocada.

 

Umberto Salvador Coelho