Meio Ambiente

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou na quarta-feira, 24, que vai divulgar a os nomes dos 100 maiores desmatadores da Amazônia na próxima segunda-feira (29). Segundo ele, o governo e o Ministério Público farão uma força-tarefa para punir os desmatadores.

Durante o anúncio na segunda-feira, o ministro disse que também comentará os dados de desmatamento de agosto e dos últimos 12 meses divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Entre agosto de 2006 e agosto de 2007, a área desmatada na Amazônia Legal foi de 11.532 quilômetros quadrados, 18% por cento a menos do que o registrado nesse mesmo período, entre 2005 e 2006.

Segundo o ministro, a força-tarefa envolve a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ibama e o Ministério Público Federal, como forma de agilizar processos contras os desmatadores.

Minc disse que também vai anunciar mudanças na operação Arco de Fogo, que é formada por agentes do Ibama e da Polícia Federal e fiscaliza o extrativismo na região da Amazônia Legal. Segundo ele, o número de portais de fiscalização devem ser ampliados dos atuais dois para seis.

A Operação Arco de Fogo é um trabalho conjunto da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança contra o desmatamento ilegal.

 

Fonte: G1

Por: Redação

Tags: Amazônia, Desmatamento, Meio Ambiente, Ministro